Secult lança edital para três vagas no Registro de Mestres e Mestras das Artes

 


A Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB) divulgou, nesta sexta-feira (1), as regras para preenchimento de três vagas no Livro de Mestres e Mestras da Arte – Canhoto da Paraíba (Rema). O Edital 001/2022, que está publicado na edição do Diário Oficial do Estado, orienta instituições a requererem instauração de processo para esse registro.

Estão aptas a participarem do edital a própria Secult, a Assembleia Legislativa e entidades sem fins lucrativos que estejam localizadas na Paraíba há pelo menos um ano.

O Edital vai orientar o preenchimento das três vagas existentes e de outras que surgirem durante a sua vigência, até 30 de julho de 2023. Segundo o texto, “(...) serão considerados, para fins desta convocatória, Mestres ou Mestras das Artes Canhoto da Paraíba, pessoas que tenham conhecimentos e técnicas necessárias para a produção e a preservação da cultura tradicional do Estado da Paraíba”.

Os objetivos são reconhecer, proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas tradicionais da Paraíba, por meio da titulação de ‘Mestre ou Mestra das Artes – Canhoto da Paraíba’, com vistas à preservação da cultura tradicional popular do Estado da Paraíba e transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais.

Coordenação do processo – A aplicação e fiscalização do cumprimento do Edital serão coordenadas pelo Conselho Estadual de Cultura (Consecult) e pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secult.

Juntamente com o Edital, foram divulgados anexos necessários aos interessados em aderir ao processo, requerendo registro no Rema. Há, por exemplo, o Modelo de Requerimento de Indicação ao REMA/PB, o Modelo de Justificativa de Candidatura e o Modelo de Carta de Anuência do Candidato ou da Candidata, além de formulário.

Além da publicação no DOU, o Edital e seus anexos podem ser acessados na página oficial da SecultPB, no portal do Governo do Estado.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários