Fundação Casa de José Américo sedia Encontro de Cultura Popular da Paraíba

 


Diversos espaços da Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, estão ocupados por variadas expressões artístico-culturais. É que começou, nessa quarta-feira (24), o Encontro de Cultura Popular da Paraíba, com uma vasta programação, que integra palestras, homenagens, exposições, oficinas, apresentações artísticas, feira de artesanato, gastronomia, entre outras manifestações, até sexta-feira.

 
A abertura do evento foi prestigiada pelo público. Na ocasião,  o secretário de Cultura, Damião Cavalcanti, o presidente da FCJA, Fernando Moura, e o diretor da Funjope, Marcos Alves, destacaram a importância do evento, que contou com a participação especial da Banda da Polícia Militar.
 
A programação ainda contou com um bate-papo "Mexerico sobre Cultura Popular na atualidade", com mediação do professor José Nilton da Silva, e teve como convidados, o poeta Marco di Aurélio e o curador do Centro Cultural São Francisco, José Augusto de Moraes. 
 
O evento, que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura e Funjope, é coordenado pela equipe da Gerência de Biblioteca, que agrega o Centro de Cordel e de Culturas Populares do Estado da Paraíba e conta com dois núcleos: Núcleo de Literatura de Cordel Leandro Gomes de Barros e Núcleo de Saberes e Fazeres Populares.
 
Quinta-feira (25)
 
9h - Abertura com o repentista Oliveira de Panelas.
9h30 - Bate-papo: "José Costa Leite: o precursor da xilogravura". Convidadas: gerente do Museu Casa de José Américo, professora Janete Rodriguez e a curadora do Museu de Arte Popular da Paraíba,  professora Joseilda Diniz.
 
10h - Aula experimental "A Arte da Xilografia da matriz ao digital: criatividade e empreendorismo" , com os instrutores: xilógrafa Márcia Carvalho e o xilógrafo e designer gráfico Jackson Macena.
 
14h - Abertura com a violeira e repentista Maria da Soledade Leite.
 
14h10 - Bate-papo "Do Repente ao Cordel: cordelista e repentistas femininas da Paraíba". Mediadora: professora Annecy Venâncio. Convidadas: Soledade - repentista, e Silvinha França - cordelista e do grupo de mulheres Cordel das Rosas.
 
14h50 - Homenagens: Maria das Neves Batista Pimentel (Altino Alagoano).
 
15h - Apresentação do Prima.
 
Sexta-feira (26)
 
9h - Abertura com apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Padre Pedro Serrão.
 
9h30 - Bate-papo "A Produção Literária de Cordel na Paraíba e sua expansão pelo mundo". Mediador: Marconi Araújo (presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba). Convidados: Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista (UFPB) e poeta Raniery Abrantes.
 
11h30 - Lançamentos: Série de Cordel "Como tem Zé na Paraíba" (diversos autores), Sal no Machado (Astier Basílio), Quem é o povo? (Maria de Fátima Barbosa Batista)
 
14h - Abertura com o documentário "O balancê das quadrilhas juninas". Direção: Hipólito Lucena. 
 
15h - Bate-papo: "A influência da cultura popular paraibana na  cinematografia brasileira". Mediador: Hipólito Lucena (produtor e diretor). Debatedores: Zezita Matos (Academia Paraibana de Cinema) e Mercicleide Ramos (jornalista e cineasta).
 
16h - Homenagem à Zezita Matos, por João de Lima.
 
16h30 - Encerramento do evento, com apresentação de dança folclórica.
SECOM-PB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários