Paraibana Juliette faz leitura de manifesto pela democracia com artistas de todo o país; Confira o vídeo

 


A cantora paraibana Juliette Freire participou de um manifesto pela democracia junto com diversos artistas de todo o país. Um grupo de 42 artistas, cantores e atrizes de diversas idades, fizeram a leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”. O documento foi redigido por representantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e divulgado nesta quarta-feira (10), Dia do Estudante. 

O manifesto reúne cerca de 900 mil assinaturas e será lido durante o ato organizado por juristas e movimentos sociais na Universidade São Francisco, no Centro de São Paulo. 

O texto pede respeito ao resultado das eleições de outubro, defende o Estado Democrático de Direito e as urnas eletrônicas, constantemente atacadas pelo Presidente Jair Bolsonaro.

O documento, apesar de não cita nomes, repudia os recentes ataques ao pleito democrático em meio aos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a democracia e contra o sistema de votação. Em mais de uma oportunidade, ele disse, sem apresentar provas, que as urnas eletrônicas são passíveis de fraudes e já deu a entender que não pode não reconhecer o resultado das urnas.

A artista que inicia a leitura é a atriz e imortal da Academia Brasileira de Letras, Fernanda Montenegro. Em seguida, aparece uma série de outros artistas, cada qual lendo um pequeno trecho do documento. Participam do vídeo também nomes como Marisa Monte, Anitta, Paulo Betti, Bruno Mazzeo, Linn da Quebrada, Seu Jorge, Marcos Palmeira, Christiane Torloni, Lázaro Ramos, Milton Nascimenton, Daniela Mercury, Dira Paes, Caetano Veloso, Cláudia Abreu, Nando Reis, Gal Costa, Antônio Fagundes, Chico Buarque e Maria Bethânia.

Nesta quinta-feira (11), quando é comemorado o Dia do Estudante, instituições de várias partes do Brasil promovem protestos. Em João Pessoa o ato ocorre no Liceu Paraibano e reúne diversas lideranças políticas e de movimentos sociais. O dia marca também o aniversário de 45 anos da “Carta aos Brasileiros”, documento produzido em 1977 pelo jurista Goffredo da Silva Telles Júnior em que repudiava o regime autoritário da ditadura militar brasileira.

Assista na íntegra o vídeo pela democracia:


CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários