Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


PF investiga extração e comercialização ilegal do mineral bentonita em Soledade

 


A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (30) a Operação BENTONITA, com objetivo de desarticular associação criminosa voltada para a extração e comercialização ilegal do mineral bentonita desde 2012 e lavagem de dinheiro.

Aproximadamente 40 policiais federais cumprem 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 6ª Vara Federal em Campina Grande, nos municípios de Cubati, Soledade, Olivedos e Campina Grande.

A investigação teve início em 2018 a partir de relatórios de fiscalização da Superintendência de Administração e Meio Ambiente no Estado da Paraíba – Sudema/PB, tendo sido desvelado um esquema de extração ilegal do minério bentonita no município de Cubati, com posterior venda para empresas beneficiadoras instaladas em Soledade.

Foram, ainda, coletados indícios de que as empresas podem estar utilizando artifícios para dar aparência de legalidade e, assim, revender os bens no mercado nacional a preço abaixo do valor de mercado.

Os investigados responderão pelos crimes de extração ilegal de recursos minerais e exploração de mineral e matéria-prima da União, bem como lavagem de dinheiro, previstos, respectivamente nos artigos 55 da Lei 9.605/98, art. 2º caput da Lei 8.176/91 e artigo 1º da Lei 9.613/98.

PARAÍBA MIX / Heleno Lima



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários