Alckmin aproveita postagem de Lula nas redes sociais para enaltecer gestão de João Azevêdo na Paraíba


Candidato a vice do ex-presidente Lula (PT), o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB) aproveitou uma postagem do petista nas redes sociais para elogiar o governador João Azevêdo (PSB) pela colocação alcançada pela Paraíba no Ranking de Competitividade dos Estados – 2022, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).


“Se preparem, não apenas para ganharmos as eleições, mas para mudarmos o jeito das coisas serem feitas. Esse desafio não é meu ou do Geraldo Alckmin, é do povo. Porque o povo precisa cobrar sempre do nosso governo”, postou Lula nesta quarta-feira (14) em sua conta pessoal no Twitter.


“Uma das medidas para destravarmos a economia é estabelecermos uma agenda de competitividade. Há exemplos pelo país, hoje um se destacou: a Paraíba, governada por João Azevêdo, alcançou o primeiro lugar do Nordeste no Ranking de Competitividade do CLP. Parabéns ao amigo [João Azevêdo] e sua equipe pelo bom trabalho!”, comentou Alckmin ao compartilhar também no Twitter a postagem de Lula.


João agradeceu os elogios e projetou mais avanços para a Paraíba com Alckmin e Lula na Presidência da República a partir de 2023 . “Obrigado, Geraldo Alckmin! Com Lula e você na presidência, tenho certeza que a Paraíba seguirá avançando e faremos ainda muito mais!”


*Saiba mais*


Na terça-feira (13), o Centro de Liderança Pública (CLP) apontou a Paraíba como 1º lugar no Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados – 2022. De acordo com o levantamento, o Estado alcançou também o primeiro lugar na região nos pilares de infraestrutura, segurança pública e inovação.


No país, a Paraíba ficou na 12ª colocação geral, tendo aumentado sete posições no item inovação e cinco em eficiência da máquina pública e em capital humano.


No ranking de competitividade do Nordeste, a Paraíba se destacou ainda nas seguintes posições: 2º lugar em sustentabilidade social, 4º lugar em solidez fiscal, 5º lugar em eficiência da máquina pública e em sustentabilidade social e 6º lugar em educação. Já no Brasil, a Paraíba alcançou o 5º lugar em inovação e o 6º lugar em infraestrutura e em segurança pública.


Outro destaque alcançado pela Paraíba foi como primeiro lugar no Nordeste no ranking de estados nas camadas ESG (governança, ambiental e sustentável) e de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU).


Em relação aos indicadores, a Paraíba é vice-líder no indicador de recuperação de áreas degradadas e terceiro colocado em custo de combustíveis, qualidade da energia elétrica e pesquisa científica.


Na região Nordeste, a Paraíba (12º) é líder, seguida por Ceará (13º), Alagoas (14º), Pernambuco (15º), Bahia (17º), Rio Grande do Norte (20º), Sergipe (21º), Piauí (25º) e Maranhão (26º).


*O ranking*


O Ranking da Competitividade dos Estados apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, agrupados em 10 pilares. É uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social).


Disponível numa plataforma on-line, o ranking apresenta um diagnóstico completo das performances estaduais em 70 indicadores distribuídos pelas áreas-chaves.


FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários