Brasil registra mais de 280,3 mil mortes por doenças cardiovasculares

 


Este ano, mais de 280,3 mil mortes foram registradas no Brasil devido a problemas do coração e da circulação. Os dados são do Cardiômetro, indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Para o cardiologista e pesquisador Valério Vasconcelos, manter um estilo de vida saudável é fundamental para se proteger contra doenças no coração.

Neste mês, a orientação do especialista ganha ainda mais relevância por causa do Setembro Vermelho, uma campanha de conscientização da população sobre os cuidados com a saúde cardíaca e para a prevenção das doenças cardiovasculares.

O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque no dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração, iniciativa criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas. “Mas a atenção à saúde do coração deve acontecer todos os dias do ano, a cada escolha, a cada acompanhamento médico, a cada exame e consultas de rotina”, ressalta Valério Vasconcelos.

Maioria das doenças pode ser prevenida

Dentre as principais doenças que afetam a saúde do população, estão: infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), insuficiência cardíaca (coração crescido e/ou fraco para bombear o sangue), doença arterial periférica (entupimento das artérias das pernas por placas de gordura), hipertensão arterial sistêmica (pressão alta), arritmias cardíacas, aneurisma da aorta abdominal, miocardite (inflamação no músculo cardíaco),cardiopatia congênita (bebê nasce com problema no coração), angina (dor no peito) e endocardite (infecção na válvula).

Apesar de a lista ser longa, a boa notícia é que boa parte dessas doenças pode ser prevenida. “A maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida por meio da abordagem de fatores comportamentais de risco – como o uso de tabaco, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso nocivo do álcool –, utilizando estratégias para a população em geral”, explica Valério Vasconcelos.

Conheça cinco hábitos saudáveis para a saúde do coração

– Pratique atividades físicas com regularidade;

– Evite cigarros e bebidas alcoólicas em excesso;

– Controle a pressão arterial;

– Reduza o consumo de açúcar;

– Adote uma alimentação saudável.

MAIS PB


Comentários