Centro Socioeducativo Edson Mota ganha novo espaço de acolhimento familiar humanizado

 

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) abriu, nessa terça-feira (20), um espaço de acolhimento humanizado destinado aos familiares dos socioeducandos internos durante os dias de visitas sociais no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE). 

Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, o projeto busca aperfeiçoar os procedimentos com esse espaço de acolhimento familiar, uma iniciativa da diretoria técnica, por meio do setor Abordagem Familiar e Comunitária – coordenado por Taiza Gomes – que, a partir de agora, garantirá a recepção, atenção, diálogo e lanche para aqueles que normalmente vêm de longe visitar um socioeducando e na maioria das vezes não têm feito a primeira refeição.

“São momentos como este que percebemos o quão importante é a humanização do nosso trabalho. Desde que cheguei à Fundac, venho percebendo as dificuldades e os momentos que deixam as pessoas mais tensas/ansiosas e necessitam de atenção, e a visita familiar é um deles”, observou Flavio Moreira.

De acordo com a diretora técnica interina da Fundac, Ziza Maia, o projeto intitulado “Acolher: Laços que Transformam” busca promover acolhida humanizada às famílias, como forma de fortalecer os vínculos, garantir a convivência familiar e comunitária, e motivar a família enquanto parte essencial do processo socioeducativo, contribuindo, desta forma, para a reintegração familiar e social ao término do cumprimento da medida.

A proposta do eixo Abordagem Familiar e Comunitária da Fundac é que o projeto, inicialmente instalado no CSE, seja expandido às demais unidades socioeducativas do Estado, com espaços de acolhida familiar reestruturados, com a oferta de café da manhã e o desenvolvimento de atividades de trabalho. 

A mãe de um adolescente que cumpre medida no CSE expressou sua satisfação com a iniciativa: “Muitas famílias saem de casa para visitar seus filhos sem conseguir tomar café, como eu. Vocês cuidam muito bem de nós e do meu filho, e é isso que importa para mim”, disse.

A instalação do projeto no CSE contou com a parceria da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha (anexo CSE) e da Padaria Escola Nosso Pão da Fundac. Participaram ainda do momento: representantes da Rede de Apoio e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Coordenação de Segurança e agentes socioeducativos, diretoria técnica (Ziza Maia) e administrativa (Breno Lemos) da Fundac, direção e equipe técnica da Unidade e familiares, que foram recepcionados ao som da banda “Castelando”, composta pelos professores da ECIS, junto com agentes socioeducativos da Fundac.

SECOMPB PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários