Comportas da maior barragem da Transposição do São Francisco são abertas na Paraíba, diz Ministério

 A maior barragem do projeto de Transposição do Rio São Francisco, no município de São José de Piranhas, teve suas comportas abertas após uma solicitação da população à Agência Executiva de


Gestão das Águas do Estado (Aesa). A informação foi divulgada ontem (21), pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O reservatório tem capacidade de até 260 milhões de metros cúbicos.

De acordo com o Ministério, um dos objetivos da ação é suprir as necessidades principalmente da população ribeirinha, para consumo e irrigação ao longo do trecho entre o reservatório e o Açude de Engenheiro Avidos. As águas de Boa Vista I têm sido direcionadas a estes por meio do Rio Tamanduá, segundo o MDR.

A liberação também busca garantir maior aporte de água ao açude Engenheiro Avidos e, consequentemente, ao açude São Gonçalo. Este último fica localizado no município de Sousa. Conforme apurou a reportagem, de acordo estes açudes estavam, respectivamente, com 34% e 95% de suas capacidades. Engenheiro Ávidos pode receber até 293.617.376 m³, já São Gonçalo 40.582.277 m³.

Histórico

Esta não foi a primeira vez que ocorreu a liberação. As comportas ficaram abertas entre 13 de dezembro de 2021 e 24 de janeiro de 2022. A medida é tomada quando solicitada pela Aesa. Boa Vista I é de responsabilidade do MDR, de acordo com a Agência Executiva.

 

Click PB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários