Coren-PB critica decisão de STF sobre o piso e assegura que todos os estudos de impactos orçamentários já foram apresentados e debatidos


 O Conselhos Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB)  divulgou um comunicado discordando da decisão do Ministro Luis Roberto Barroso, que suspendeu os efeitos da Lei 14.434/2022, que instituiu o Piso Salarial da Enfermagem. A decisão cautelar foi concedida com a condição de ser apresentado, no prazo de 60 dias, o estudo do impacto orçamentário para a implementação do Piso Salarial nos serviços de saúde, públicos e privados.

Segundo a categoria, "todos os estudos de impactos orçamentários foram devidamente
apresentados e debatidos com todos os entes da União, Estados e Municípios, de maneira plural e transparente junto ao Congresso Nacional, com análise técnica do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, sendo considerado viável a aprovação do Piso Salarial e sua
implementação no sistema de saúde público e privado", detalhou o comunicado.


O Coren-PB declarou ainda entender que a decisão de suspensão é discutível por não haver qualquer indício mínimo de que o piso represente risco para o sistema de saúde. A categoria garante que serão tomadas as devidas providências para reverter esta decisão no STF.


A decisão liminar do Ministro Barroso considerou o risco de inviabilidade de implementação do Piso Salarial, sob o ponto de vista orçamentário e sob a alegação da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) de que a eficácia da Lei põe em risco demissões e falta de leitos.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários