Diferença entre Lula e Bolsonaro cai a 10 pontos percentuais, em nova pesquisa pesquisa Genial/Quaest

 


A primeira pesquisa Genial/Quaest depois do início da propaganda de rádio e TV, do debate entre os candidatos e do pagamento da primeira parcela do Auxílio Brasil de R$ 600 mostra uma redução dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais da vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, sobre o presidente Jair Bolsonaro, do PL. A sondagem mostra Lula com os mesmos 44% da última pesquisa, enquanto Bolsonaro chegaria a 34%, 2 pontos percentuais a mais do que em 31 de agosto.

Ciro Gomes, do PDT, oscilou um ponto percentual para baixo e hoje tem 7%. Simone Tebet (MDB) variou um ponto percentual para cima e tem 4%. Felipe d´Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil), que não pontuaram na pesquisa anterior, têm agora 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Indecisos são 5% e 4% informam que votarão em branco ou nulo ou não pretendem votar. Contando apenas os votos válidos, Lula teria 48,3% abaixo dos 49,4% da pesquisa anterior. 

A avaliação positiva do governo Bolsonaro manteve tendência de alta e está hoje em 32%, contra 39% de avaliação negativa. O mesmo comportamento é registrado regionalmente, com exceção da região Nordeste, onde 49% avaliam negativamente o governo e 24% postivamente. 

Desde o início da série histórica, em julho de 2021, a rejeição a Bolsonaro recuou 62% para 53%, e a de Lula subiu de 40% para 44%. Ciro Gomes tinha rejeição de 53% e agora tem 50%. 

Na simulação de segundo turno, Lula registra 51% das intenções de voto, mesmo percentual das três rodadas anteriores. Bolsonaro, com 39%, oscila dentro da margem de erro no período. Perguntados sobre quem seu candidato deveria apoiar em um eventual segundo turno, 56% dos eleitores de Ciro defenderam apoio a Lula, contra 17% que preferem Bolsonaro e 22% que não querem nenhum dos dois. Entre os eleitores de Tebet, 41% preferem Lula, 22% Bolsonaro e 35% nenhum. Entre os que votam em outros candidatos, o apoio a Lula é defendido por 22%, enquanto 41% preferem Bolsonaro e 37% nenhum dos dois. 

O levantamento

A 17ª rodada da pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 1º e 4 de setembro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 estados. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais. É a mais longa série de sondagens feita presencialmente no país.  

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários