Em Ingá, atividade sobre algodão orgânico reúne produtores rurais e empresários

 

om a participação de produtores rurais, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas que comercializam e beneficiam a produção de algodão, foi realizado, nessa segunda-feira (12), o Dia de Campo do Algodão Orgânico de Ingá.

O evento teve a participação da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

A programação começou as 8 horas com credenciamento dos participantes e visitas às estações, cujas apresentações foram conduzidas por extensionistas da Empaer.

Na sequência, ouviram explicações sobre certificação e colheita, preparo do solo, plantio, controle de pragas, tratos culturais e o panorama econômico.

Também foi realizado um desfile para apresentação dos produtos desenvolvidos a partir do algodão.

A proposta dos organizadores é a retomada da produção do algodão em Ingá, envolvendo agricultores familiares e quilombolas, que vêm apresentando uma produtividade de 1.200 quilos por hectare.

Plantando com contrato de compra garantida por empresa de tecelagem e confecções, o cultivo de algodão orgânico tem atraído novos produtores rurais, passando de cinco, em 2021, para 38 produtores neste ano no município.

A produção de algodão vem crescendo na região, atraindo mulheres e jovens residentes em dez comunidades rurais.

O trabalho tem como guia o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU, cujas metas envolvem a erradicação da pobreza, boa saúde e bem-estar, cidades e comunidades sustentáveis, entre outras.

Com isso, aumenta o valor pago ao agricultor pelo quilo do algodão.

Outra vantagem é que pode ser cultivado consorciado com milho, feijão e fava.

O arranjo produtivo do algodão em Ingá é cultivado com contrato de compra garantida por tecelagem de confecções da Paraíba e de outros estados.

Esse processo chamou a atenção da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) que teve uma representação no Dia de Campo, por meio de intercâmbio.

O Dia de Campo foi uma promoção da Prefeitura Municipal de Ingá, com apoio da Empaer/Sedap, do Banco do Nordeste, Senai Paraíba, do Sebrae Paraíba e da Secretaria do de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.

O presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães e extensionistas da gerência regional da Itabaiana, estiveram presentes no evento, que foi aberto pelo prefeito de Ingá, Robério Burity.

HELENO LIRMA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários