Em Sumé: Angico Torto acolhe a última plenária do ciclo do ODM 2022


 O Ciclo 2022 do Orçamento Democrático Municipal (ODM) de Sumé, realizou no último sábado, 03, a sua última plenária. O evento aconteceu as 15h para a região do Riacho da Roça, no pátio de João de Ananias no sítio Angico Torto.

A região reuniu as comunidades de: Santa Rosa, Macambira, Pátio, Riacho da Roça, Angico Torto, Ilha do Sangue, Volta do Rio, Serrote Verde, Formigueiro, Maracajá, Assentamento Zé Marculino e Amparo dos Reinaldos.

Estiveram presentes, além do prefeito Éden Duarte, os secretários municipais: Tanniery Lêla (Saúde), Ednalva Libânio (Assistência Social), Gian Braz (Obras e Serviços Urbanos) e Branco Xiliu (Cultura, Esportes e Turismo), os vereadores Antônio Carlos Sarmento (presidente), Damião Rildo e José Antônio, o chefe de gabinete Heleno Jr, os conselheiros do ODM da região Vanderley Paulo, Edmundo Soares e Maria Helena, que também é Presidente das Associação dos sítios, Macambira, Santa Rosa, Angico Torto e Riacho da Roça e do conselheiro Anildo Anízio (região de Pio X).

Presentes também Rita de Cássia presidente da associação dos sítios Volta do Rio, Serrote Verde, Maracajá e Ilha do Sangue e Ivanildo (Nena do Lote), presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Sumé.

A plenária iniciou com a fala do coordenador municipal do ODM Marivaldo Alcântara que agradeceu o empenho da equipe organizadora das 12 plenárias e aos moradores da região. Em seguida os vereadores e demais moradores da região fizeram uso da palavra e reivindicaram ações ao prefeito.
Em seguida o prefeito Éden iniciou sua fala agradecendo a dedicação e responsabilidade de todos que possibilitaram a realização de mais um ciclo do ODM. Na sequência, respondeu às perguntas e os pedidos e, logo após, fez a prestação de contas das demandas da última plenária (2019), apresentando muitos outros investimentos para a região.
A região do Riacho da Roça escolheu como principais demandas e investimentos:
  1. Abastecimento de Água, tendo como prioridade a Limpeza de Barragens;
  2. Estradas e Rodagens, tendo como prioridade o Recapeamento de Estradas
  3. Saúde, tendo como prioridade o aumento da quantidade de dias de atendimento médico na região.

O Orçamento Democrático Municipal é um instrumento de participação popular, criado pelo prefeito Éden Duarte, em 2019, pelo decreto n° 1.262.

Desde o dia 09 de julho foram realizadas 12 plenárias entre a zona urbana e rural, ouvindo as prioridades de investimentos das comunidades e regiões.

Agora, o prefeito irá fazer uma plenária de avaliação e apresentação de resultados aos vereadores, conselheiros do ODM e presidentes de associações, no dia 13 de setembro, no auditório da SEDUC.

 

VITRININE DO CARIRI



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários