Em Sumé: Plenária do Centro da cidade reúne maior público do ciclo ODM 2022

 

O Ciclo 2022 do Orçamento Democrático Municipal (ODM) de Sumé, realizou na última sexta-feira, 02, a sua penúltima plenária. O evento aconteceu as 19h para a região do centro da cidade, no ginásio de esportes municipal.

A região reuniu os bairros: Alto do Jorge, Banquinho, Renascer, Santa Rosa e todo o centro da cidade, a partir da Rua Augusto Santa Cruz e Praça Adolfo Mayer.

Estiveram presentes, além do prefeito Éden Duarte, os secretários municipais: Tanniery Lêla (Saúde), Ednalva Libânio (Assistência Social), Robério Cipriano (Orçamento e Finanças), Gian Braz (Obras e Serviços Urbanos) e Branco Xiliu (Cultura, Esportes e Turismo), além dos vereadores Antônio Carlos Sarmento (presidente), Damião Rildo, Cristóvão Júnior, José Antônio e Daniel Lêla, ainda o chefe de gabinete Heleno Jr, o conselheiro do ODM da região Veronaldo Silva e demais conselheiros, Vanderley Paulo (região de Riacho da Roça), Alcidenir Lira e Lucinéia Caetano (região da Várzea Redonda), Ulices Timóteo (região do Alto Alegre) e  Anildo Anízio (região de Pio X).

A plenária iniciou com a fala do coordenador municipal do ODM Marivaldo Alcântara, seguida dos vereadores e demais moradores da região que fizeram suas reivindicações e agradecimentos ao prefeito.

Em seguida, o prefeito Éden, a secretária Taniery, o vereador Antônio Carlos e as mães que formam o grupo TEA (transtorno de Espectro Autista), assinaram a autorização do início da licitação para construção do Centro de Especialidades Médicas “Manoel Lourenço”, que será edificado no Conjunto habitacional Pedro Ferreira Filho.

Após esse momento, os moradores do bairro Renascer, Zé Bola e Marilda Leite, assinaram o documento em que doam um terreno para que a prefeitura construa a praça do bairro, atendendo a um antigo desejo da comunidade.

Na sequência, o prefeito agradeceu, respondeu as perguntas e pedidos dos que usaram a palavra e fez a prestação de contas das demandas da última plenária (2019), apresentando muitos outros investimentos. Após, ele apresentou as prioridades escolhidas pelo público presente para investimento no período 2022/2023.

A região do centro da cidade escolheu como principais demandas e investimentos:

  1. Urbanismo e Infraestrutura, tendo como prioridade a reforma da Praça Adolfo Mayer;
  2. Desporto e Lazer, tendo como prioridade a reforma do ginásio municipal;
  3. Saúde, tendo como prioridade a construção de uma Academia de Saúde no bairro Renascer.

O Orçamento Democrático Municipal é um instrumento de participação popular, criado pelo prefeito Éden Duarte, em 2019, pelo decreto n° 1.262.

A última plenária foi realizada no sábado, 03, as 15h na região do Riacho da Roça e sítio Angico Torto.


VITRINE DO CARIRI

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários