ESP-PB realiza abertura das atividades de cursos em Saúde da Família


 Os cursos de Especialização e Qualificação em Saúde da Família, com ênfase na Atenção Materno-Infantil, foram abertos nesta sexta-feira (2), durante solenidade realizada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Os cursos são oferecidos pela Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (Projeto Amar). 


A abertura solene contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega; da representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Amanda Pereira; da gerente de atenção básica da SES, Socorro Pires; do diretor da ESP-PB, Felipe Proenço; da coordenadora do cursos de Saúde da Família, Anna Tereza Guedes; do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha e da coordenadora do Projeto Amar, Rosa Márcia França.

Os cursos têm como objetivo qualificar trabalhadores e gestores da Estratégia Saúde da Família do Estado da Paraíba, a fim de contribuir para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e das Redes de Atenção à Saúde, com ênfase na Rede Materno-Infantil. De acordo com a secretária de Saúde, Renata Nóbrega, a ação é uma forma de impactar todos os municípios paraibanos por meio do Projeto Amar. “Essa iniciativa vai aprimorar o trabalho realizado na base do Sistema Único de Saúde, ampliando o conhecimento dos profissionais e levando mais qualidade de vida à população paraibana, pois entendemos que não adianta realizar investimentos em outros eixos se a base, que tem maior contato com a população, não estiver bem estabelecida e firmada”, pontuou.

O diretor da ESP-PB, Felipe Proenço, garante que o conhecimento compartilhado por meio dessa ação vai ultrapassar o espaço da sala de aula e alcançar o sistema de saúde pública da Paraíba. “A Educação em Saúde é mais uma estratégia de fortalecer o SUS e melhorar o acompanhamento da população pelas equipes de Saúde da Família. Isso, sim, tem impacto positivo, reduzindo a desigualdade de acesso ao cuidado, que é o objetivo principal do SUS”, explica.

Felipe Proenço lembra que o projeto é parte de um processo de mudança para a Paraíba. “A Educação em Saúde realizada nesta dimensão - que vai atingir todos os municípios do estado - é um grande avanço para a saúde do povo paraibano, pois tem o objetivo de consolidar a rede de Atenção Básica que faz o acompanhamento da população individualmente”, comentou.

A aula inaugural do curso aconteceu na mesma ocasião e foi ministrada ao vivo, por videoconferência, pelo professor e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, Gastão Wagner Campos. Ele discorreu sobre "a importância do SUS e o valor das políticas públicas no que tange à capacitação das equipes de Saúde da Família, diminuindo o prejuízo para essa população desde o núcleo materno-infantil, quando é possível iniciar esse processo desde o nascimento”.

Com os cursos de Especialização e Qualificação em Saúde da Família a Paraíba pretende reunir pessoas, serviços e instituições com objetivo de consolidar um processo de mobilização pela educação permanente que acontece há anos no estado. Além disso, um painel com informações da gestão da educação na saúde na Paraíba estará à disposição da população para consulta e poderá ser usado como material pedagógico, dados para pesquisa e como instrumento de gestão para quem trabalha nas secretarias municipais e estaduais de saúde.

Lançamento - Houve, ainda, o lançamento da Rede Estadual de Educação na Saúde da Paraíba, momento importante de celebração da construção do processo de mobilização das Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES), pela Educação Permanente em Saúde no estado. Foi realizada uma roda de conversa com partilha de experiências com um debatedor que é referência na temática, o professor Ricardo Burg Ceccim, bem como lançado um painel de informações sobre Educação na Saúde com o objetivo de subsidiar o trabalho na atenção à saúde, educação, gestão, controle social do SUS.

"Reunimos pessoas, serviços e instituições marcando e celebrando a construção de um processo de mobilização pela educação permanente que acontece há anos na Paraíba. Além disso, um painel com informações da gestão da educação na saúde na Paraíba estará a disposição da população para consulta e poderá ser usado como material pedagógico, dados para pesquisa e como instrumento de gestão para quem trabalha nas secretarias municipais e estaduais de saúde", pontuou o coordenador de Educação Permanente em Saúde, Israel Dias.
 SECOM- PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários