Famup entrega documento com propostas para Agricultura, Indústria e Turismo a candidatos ao Governo

 

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) elaborou um documento contendo sugestões a serem repassadas aos oito candidatos a governador que disputam o pleito deste ano. O objetivo, segundo a entidade, é contribuir com o plano de governo dos candidatos.

“Esperamos contribuir para que tenhamos uma Paraíba melhor e mais desenvolvida com o fortalecimento dos municípios”, destacou George Coelho, presidente da Famup.

Na indústria

No setor da indústria foi sugerido o início de ações visando a construção do Complexo Industrial Portuário da Paraíba, a fim de proporcionar condições para o aporte, na Paraíba, de grandes conglomerados industriais que promoverão o emprego em massa.

Entre as ações também está a atualização do projeto conceitual de engenharia existente, desapropriações, constituição da empresa a gerir o empreendimento, elaboração dos projetos executivos de engenharia, autorizações, licenças e licitações.

Agricultura

Na área da agricultura o foco é na integração das águas do São Francisco ao projeto de irrigação Várzeas de Sousa, liberando o Canal da Redenção para promover agricultura irrigada e núcleos de piscicultura nas regiões de São Vicente de Pombal, São José da Lagoa Tapada e Pombal.

Entre as ações está a construção, em caráter de urgência, de um dique de proteção a fim de garantir a integridade do projeto Várzeas de Sousa.

Turismo

Na área do turismo, a Famup sugere a integração da Paraíba via litoral aos dois estados vizinhos (Pernambuco e Rio Grande do Norte), com o objetivo de trazer para o território atividades turísticas já exploradas e desbravar áreas costeiras.

Entre as ações a serem implementadas estão: duplicação da PB 008 sul, até a fronteira com Pernambuco (45 Km); construção da PB 008 norte até os limites do Rio Grande do Norte (100 Km), tendo como ponto de partida a ponte Cabedelo/Costinha; além de garantir o desenvolvimento do potencial turístico do município de Cabedelo com a construção de um moderno terminal de passageiros na área portuária a fim de integrar a Paraíba aos cruzeiros nacionais e internacionais.

Também é sugerida a construção de hotéis turísticos no município de Cabedelo; a utilização da Fortaleza de Santa Catarina para um espetáculo internacional de som e luz, encenando ali batalhas navais ocorridas no Brasil colônia, a exemplo do espetáculo que acontece no município de Gramado (RS), além da organização de “City Tours” de João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo.

BLOG DO BRUNO LIRA

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários