Festival do Queijo em Soledade: ‘potencial para o desenvolvimento e girar a economia’


 A cidade de Soledade, na região do Curimataú da Paraíba, realiza pela segunda vez o Festival do Queijo. A abertura do evento é dia 23 de setembro, mas os preparativos para a festa já estão a todo vapor.

 

A cidade é cortada pela BR-230, rodovia que liga o Litoral ao Sertão e, por ser um local de passagem, recebe um grande fluxo de pessoas que estão indo de uma cidade a outra. Soledade tem uma tradição gastronômica de servir um dos melhores lanches da estrada.

 

Em Soledade tem um grupo de mulheres que se reúnem há 20 anos. O “Mulheres Arretadas” começou como um espaço de socialização e entretenimento, mas despertou o empreendedorismo delas.

 

A associação Zé Gonçalves existe desde 2013, mas antes disso o grupo de mulheres se encontrava na casa de cada uma delas. Hoje são 20 mulheres, donas de casa e empreendedoras, participando de encontros semanais e produzindo doces, bolos, cocadas e o famoso biscoito Soledade.

 

Veja também  Carga tributária do etanol é reduzida para 2,52% na Paraíba

A coordenadora do grupo, Eliane, fala sobre a importância dos encontros. “O meu intuito era além de se encontrar, era um tipo de terapia”, ressalta.

 

A cidade ganhou fama pela produção dos melhores queijos da região. Rafael, técnico em agropecuária e funcionário público, e a esposa têm uma produção familiar no sítio Curió, que fica a 5 km de Soledade.

 

O casal tem 9 cabras e faz um trabalho completamente manual na produção de leite, iogurte, queijo e doce de leite. Rafael está se organizando para buscar os certificados para a produção. “Depois da certificação posso conseguir horizontes maiores, como a venda para supermercados e para fora [do estado]”, explica Rafael.

 

A Paraíba produz em média 14 mil litros de leite por dia, a maioria de pequenos produtores.

 

Segundo o secretário de administração da cidade, Antonio Cordeiro, a produção de leite e queijo tem potencial para o desenvolvimento e girar a economia.


VITRINE DO CARIRI


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários