João elenca obras na saúde, ações para ampliar ensino técnico e R$ 700 milhões investidos em adutoras, na PB


O governador e candidato à reeleição João Azevêdo (PSB) ressaltou as ações da Saúde durante sua gestão e garantiu a implementação do piso salarial da enfermagem no estado,  durante entrevista na rádio Correio FM, na manhã desta terça-feira (20). Na oportunidade, João também expôs um panorama das obras referentes ao segmento de recursos hídricos no estado e os índices positivos da Educação.


João garantiu a implantação do piso salarial da enfermagem, classe com quem se reuniu nesta manhã. Porém, explicou os trâmites para essa efetivação salarial no segmento. "Agora na reunião com o sindicato e o conselho, nós ratificamos essa posição que eu já tinha antecipado algum tempo atrás, e estamos fazendo os estudos para implantação do piso. Nós cumprimos o piso de todas as categorias que tem lei estabelecendo valores. Então não seria diferente no caso da enfermagem e dos técnicos de enfermagem. A própria legislação estabelece que você tem um prazo de seis meses pra fazer essa implantação e, logicamente, agora dentro desse mês é período vedado, você está num processo de eleição. Mas passado as eleições, nós estaremos fechando definitivamente essa proposta", afirmou.


Na saúde, a Paraíba tem vivenciado transformações efetivas e que salvam vidas.  João ressaltou que sua gestão dotou a Paraíba de uma infraestrutura hospitalar que está dando resposta com crescimento da rede hospital e a interiorização da alta e média complexidade. "Eu não tenho dúvida de que a Paraíba hoje é muito melhor do que a Paraíba que eu encontrei em janeiro de 2019. Ela é melhor em todas as áreas. Na saúde, por exemplo, fomos capazes de resolver um problema que era considerado por muitos impossível de resolver que são as cirurgias eletivas, com o projeto Opera Paraíba, e já são mais de 31 mil cirurgias. Também estamos interiorizando a saúde, na média e alta complexidade. Obras como a unidade II da Maternidade Frei Damião, implantação do Hospital de Clínicas em Campina Grande, Hospital de São Bento e estamos construindo o Hospital da Mulher, em Cruz das Armas, em João Pessoa. Além disso, já estamos fazendo o projeto do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão, que será em Patos", destacou João.


O candidato do PSB voltou a afirmar que a Cagepa seguirá pública durante sua gestão, ressaltando o caráter social e de resultados da companhia. Ao tratar sobre recursos hídricos, João expôs um panorama de ações no setor e diz que foco é garantir segurança hídrica a todo estado. "A Adutora do Curimataú já está em execução. Adutora do Cariri, que também atende parte do Seridó, está em licitação. E essa é uma licitação internacional, porque nós tiramos o empréstimo junto ao Banco Mundial, e estamos bancando. Essas duas adutoras são mais de 700 quilômetros de extensão e R$ 700 milhões de investimento de recursos próprios do Estado. Nada de recurso federal. Estamos em licitação a adutora que pega água em Campina Grande, que já é da Transposição, que nós já levamos água da transposição para mais de 1 milhão de pessoas na Paraíba, leva de Campina Grande para Esperança, Remígio, Arara, Casserengue, Solânea e Bananeiras", disse João.


Com a gestão de João, a Paraíba evoluiu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais que os três governadores anteriores. O estado foi o terceiro que mais cresceu no país, além do ensino médio público crescer mais que o ensino médio privado. O Ideb da Paraíba é 3,9, entretanto, num recorte das escolas de tempo integral, o índice chega a 4,4. "Queremos ampliar ainda mais a formação técnica, como vamos fazer no Hotel Bruxaxá, em Areia, para fazer um hotel-escola, porque nós precisamos de mão de obra já que nós estamos começando a construção dos resorts aqui no Polo Turístico Cabo Branco. Consolidar o Parque Tecnológico Horizonte de Inovação, inaugurar a Escola Técnica de Artes, estamos criando 11 polos de ensino à distância em parceria com a UEPB, ampliação do Conexão Mundo - nosso programa de intercâmbio -, ampliação também do Primeira Chance, além dos convênios com 213 municípios onde custeamos a construção de creches. Isso é respeito ao estudante, é o acesso ao filho do povo poder ter acesso a uma boa educação. Jamais trato isso como gasto, recursos na educação são investimentos. Investir no nosso futuro, no amanhã das nossas crianças e adolescentes", afirmou João.


FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários