Mobilização em João Pessoa pede fim do abate de jumentos

 


Uma mobilização nacional pedirá, no próximo domingo (20), o fim do abate de jumentos no país. Na Paraíba, o ato acontecerá no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, a partir das 16h.

De acordo com instituições protetoras dos animas, o jumento, um dos maiores símbolos da cultura e do Sertão brasileiro e imortalizado na arte e na música está ameaçado de extinção.

Só em 2021, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mais de 100 mil jumentos foram abatidos oficialmente no Brasil. O mais triste, é sobretudo,  a exportação da pele para extrair colágeno, que serve para a produção do ejiao, um produto da medicina tradicional chinesa, que promete curar inúmeras doenças, mas que, não possui nenhuma comprovação científica.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de jumentos no Brasil caiu de 600 mil para menos de 300 mil. Os animais são recolhidos de zonas rurais do Nordeste em grande volume e são abatidos em uma velocidade maior do que sua capacidade de reprodução.

A Frente de Defesa dos Jumentos, conseguiu uma liminar para proibir o abate, porém alguns meses depois ela foi derrubada. Vários outros recursos foram interpostos contra essa situação, tentando restabelecer a liminar, porém somente em fevereiro de 2022 a liminar foi restabelecida.

Contudo, até hoje, todos os envolvidos continuam descumprindo a decisão da Corte Especial do TRF-1 e o abate continua.  Embora o MAPA baseie a continuidade dos abates em uma decisão anterior do TRF-1, do ano passado, existe uma outra posterior, conforme acima, que é a que prevalece.

“Dessa maneira, iremos realizar uma conscientização e mobilização pública para que a decisão judicial seja cumprida e os abates sejam suspensos novamente, até que a Ação Civil Pública seja julgada”, destaca a entidade.

MaisPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários