Óleo encontrado em praias do Nordeste desde agosto teria sido lançado no mar após lavagem de tanques de petroleiro

 


As manchas de óleo achados em praias do Nordeste desde o final de agosto de 2022, incluindo trechos de praias da Paraíba, é de um “novo incidente” e não têm relação com as manchas que sujaram a costa da região em 2019.

A informação foi divulgada neste sábado (10), por meio de uma nota do Comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil, sediado em Natal, em conjunto com outros órgãos.

Ainda de acordo com o comunicado, a suspeita levantada pelos investigadores é de que o material tenha sido lançado no mar após lavagens de tanques de um navio petroleiro. As análises clínicas apontaram que os resíduos são de petróleo produzido no Golfo do México.

“Os biomarcadores, ou indicadores de origem, sugerem tratar-se de petróleo produzido no Golfo do México. Tal origem foi estabelecida a partir da análise das amostras coletadas, especificamente, nas praias de Pernambuco (Boa Viagem, Paiva e Quartel) e Bahia (Ondina)”, continua a nota da Marinha.

Embora suspeite de um novo incidente, a Marinha não informou se já há alguma embarcação investigada.

“O Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (ComPAAz), subordinado ao Comando de Operações Navais da Marinha do Brasil, tem contribuído na coordenação da coleta, análise e classificação do tráfego marítimo de interesse e acompanha, no momento, todo o processo referente a essa nova ocorrência”, diz a nota.

Na Paraíba, 10 praias foram atingidas com vestígios dos resíduos, conforme o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).  Das praias vistoriadas pelo Ibama, seis apresentavam resíduos de oléo. São elas Pitimbu (Pitimbu), Pontinha/Acaú (Pitimbu), Tambaba (Conde), Coqueirinho (Conde), Bessa (João Pessoa) e Intermares (Cabedelo).

De acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), também foram vistas manchas de óleo em outras quatro praias da Paraíba. Tais como Praia do Amor (Conde), Graú (Pitimbu), Jacarapé (João Pessoa) e Carapibus (Conde). Em Pitimbu e Jacarapé foram coletadas amostras dos resíduos pela Marinha.

PB Agora



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários