Paraíba é o estado brasileiro com mais cidades com mais eleitores que habitantes; são 37 ao todo

 As pessoas aptas a votar no Brasil são aquelas com 16 anos ou mais e que estão com a situação


regular na Justiça Eleitoral. Assim, a tendência é que a quantidade de habitantes de uma determinada cidade seja maior do que a de eleitores, mas isso não é a realidade em 167 municípios do Nordeste.

Com 3.091.684 eleitores e 4.059.905 habitantes, a Paraíba apresenta a maior quantidade de cidades com mais eleitores que habitantes. São 37 municípios com este perfil, com destaque para Lastro, Parari e Santa Teresinha.

O município de Lastro, localizado ao noroeste do estado, tem 2.698 habitantes, mas apresentou 4.243 eleitores em 2022. Já Parari tem uma estimativa de 1.747 pessoas, mas o eleitorado é composto por 2.163. Enquanto Santa Teresinha tem uma população maior com 4.550 habitantes e 5.568 eleitores.

Em todo o Brasil, 569 cidades estão nesta situação, o que representa aproximadamente 1 a cada 10 cidades do país. Além do Nordeste, que tem a maior quantidade de municípios nesse perfil, há registros no Sudeste (164), Sul (140), Centro-Oeste (76) e Norte (22).

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) explica que, quando há casos como esses, o próprio tribunal é responsável por investigar e enviar a informação ao TSE, que faz a revisão do eleitorado e verifica se houve ou não fraude eleitoral.

Na maioria dos casos, segundo a Justiça Eleitoral, isso não ocorre por erro ou fraude, mas sim por uma questão de preferência dos eleitores. “Alguns municípios têm muita casa de veraneio e tem muita gente que transfere o título para lá, porque vai passar o fim de semana da eleição. [Esse eleitor] Tem residência comprovada por ser proprietário de um imóvel.” explica o TRE-AL como uma das possibilidades.

PB Agora



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários