Prefeitura de João Pessoa realiza Desfile Cívico com bandas marciais da Rede Municipal em homenagem à Pátria

 


Após dois anos parados, as bandas marciais da Rede Municipal de Ensino voltaram, neste domingo (4), a desfilar na avenida em comemoração ao Dia da Pátria. O Desfile Cívico, organizado pela Secretaria da Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Seção de Bandas Escolares, aconteceu na Avenida Josefa Taveira, em Mangabeira, e contou com a participação de mais de 30 instituições.

O evento foi prestigiado pela secretária de Educação do município, América Castro, que celebrou o momento. “Para nós, que fazemos a Educação de João Pessoa, é um momento de muita alegria, depois de dois anos conseguir trazer os alunos para as ruas novamente e, para essa retomada, conseguimos fazer algo diferente, os desfiles que antes aconteciam em seus polos, resolvemos concentrar todas as escolas em um desfile único, fazendo um grande e bonito momento. É um momento também para celebrarmos o Bicentenário da Independência do nosso País e aproveitamos esse Bicentenário para fazermos uma reflexão sobre nossas vidas e atitudes, sobre o que queremos para o nosso País”, disse.

Este ano o Desfile Cívico trouxe o tema ‘Educar é cuidar na diversidade’ e foi aberto pela Banda Marcial Sedec Sênior, formada por professores e ex-alunos da Rede Municipal. Participaram do momento cerca de 2.300 estudantes de 19 escolas municipais, duas escolas particulares e uma estadual.

Davi Nóbrega, de 13 anos, é aluno da Escola Municipal David Trindade, e participou do Desfile Cívico pela primeira vez. “Eu estava super ansioso para esse dia e estou gostando bastante da experiência. Nunca pensei em desfilar e que fosse uma experiência tão legal”, contou o estudante da Rede Municipal.

Na Rede Municipal a musicalização é ofertada dentro da grade curricular das escolas. Para participar do desfile, os alunos iniciaram os ensaios no mês de maio.

Evelyn Daniela, 15 anos, é baliza da Banda Marcial Almirante Barroso e, mesmo participando dos desfiles desde criança, não escondia a alegria em voltar a fazer o que mais gosta. “Foram dois anos parados sem participar de desfiles e eu sentia falta todos os dias da rotina de ensaios e de apresentações. Ser baliza é o que eu mais amo fazer na minha vida e hoje estar na rua novamente é uma emoção totalmente diferente de antes, essa retomada está sendo muito especial e emocionante”, contou a estudante.

O pelotão militar contou com o desfile da Polícia Militar, seguido pelo Corpo de Bombeiros Civil, Marinha do Brasil, além de entidades como Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista e Associações, Escoteiros Sempre Alerta, Associação de Idosos, AAPAV, Agremiação de Jiu-Jitsu e profissionais e usuários do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Mangabeira.

O Desfile Cívico contou com o apoio de secretarias da Prefeitura de João Pessoa como a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP) e, da Polícia Militar, por meio do Governo do Estado.



CLICKPB



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários