Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Programa Patrulha Maria da Penha da Paraíba recebe Selo de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta sexta-feira

 


A solenidade da entrega do prêmio do Selo Especial de Práticas Inovadoras de Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) acontece nesta sexta-feira (9), durante a 16ª edição do Encontro Anual na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. A coordenadora do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, Mônica Brandão, participa do evento representando a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, junto com a capitã Gabriela Jácome, representando a Polícia Militar da Paraíba.


A quarta edição do Selo buscou reconhecer e documentar iniciativas que se destacaram durante a pandemia de Covid-19. No total, foram 58 projetos inscritos em todo o país, dos quais 8 receberão o selo. A Paraíba é o único Estado do Nordeste contemplado. Os números revelam que mais de 1.200 mulheres já foram protegidas pelo programa nestes três anos e nenhum caso de feminicídio foi registrado. Antes de ser implantado o serviço, a única opção que a mulher em situação de violência mais grave tinha era buscar a Casa Abrigo. 

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, celebrou a conquista e lembrou a expansão do serviço para região de Campina Grande durante a pandemia, atendendo mais 34 cidades, além das rotas de monitoramento 24 horas. “Este é um momento muito especial para todas nós, pois valida um trabalho árduo, cujo objetivo é proteger as mulheres paraibanas da violência doméstica. Nossa meta é chegar na mulher antes da decisão da medida protetiva ser deferida. Nosso trabalho não é ostensivo, mas preventivo. Esse é o nosso mérito”, afirma a coordenadora Mônica Brandão.
 
A comandante da Patrulha Maria da Penha, Gabriela Jácome, disse que a premiação representa que “estamos no caminho certo da proteção da vida das mulheres”. 
 
O selo - O Selo FBSP é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que tem como objetivo reconhecer práticas com potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência, sistematizando e disseminando o conhecimento produzido por e para profissionais envolvidos com o tema da segurança pública. Todas as iniciativas, sejam finalistas ou premiadas com o Selo FBSP, encontram-se documentadas na Casoteca, que consiste em um conjunto de publicações (livros físicos, e-books, vídeos, etc) que retratam as iniciativas de destaque em cada ano.

SECOM PB



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários