Black Friday 2022 – O que esperar e como aproveitar com segurança


 E lá vamos nós para mais uma Black Fraude Friday. Aquela época que todo mundo quer aproveitar para comprar aquele sonhado celular pela metade do dobro preço. Não bastasse a alta incidência de propagandas enganosas, de empresas que começam bem antes aumentando um percentual quase imperceptível dos preços normais justamente para dar aquele “desconto” no dia da promoção, o cliente precisa se preocupar (E muito!) com possíveis golpes que tem uma forte tendência de aparecer ainda mais nesse período.

Para ter mais segurança na hora da compra sugerimos dicas de como se proteger e garantir uma Black Friday mais efetiva:

1. Sempre desconfie de descontos exagerados – Apesar do intuito do evento ser dar descontos, é quase óbvio que as lojas não vão tentar vender produtos abaixo do preço de custo, o que acabaria resultando em um prejuízo para as mesmas. Desconfie de preços absurdos.

2. Evite clicar em promoções enviadas por e-mail ou redes sociais – Como qualquer outro evento ou data de relevância, os fraudadores se aproveitam dessas datas para realizarem ataques em massa utilizando técnicas conhecidas como Phishing (E-mails falsos) ou até mesmo outros mais sofisticados como o Vishing (Por telefone), promoções enviadas por Whatsapp, Facebook Messenger e até mesmo em propagandas que aparecem nas redes sociais.

3. Comece pesquisando cedo – Se há o interesse na compra de algum produto, pesquise bem antes pelo seu preço normal. Existem sites que mostram o histórico de preços de produtos (ex: buscapé, zoom) e dão uma melhor visualização da flutuação dos valores durante um período. O ideal é começar a pesquisar pelo menos 1 mês antes do evento.

4. Cuidado com compras online – Assim como as tentativas de fraude via phishing, todos os anos o Procon de São Paulo divulga uma lista dos sites que devem ser evitados para compra online. A lista pode ser conferida no endereço https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

5. Use um cartão “descartável” – Uma forma de evitar que caia em uma fraude e o prejuízo seja maior é utilizar um cartão que possa ser descartado a qualquer momento. Um exemplo são os cartões virtuais que podem ser criados nos bancos e cancelados online apenas com um clique. Empresas como Nubank, Neon e até mesmo o Banco do Brasil possuem o acessório que pode ser de grande valia em casos de clonagem.

Especialistas no assunto fazem o alerta para o consumidor: “A Black Friday não é a oportunidade ideal para testar novas marcas e sites por conta dos fraudadores e sites falsos, essa é uma época perigosa. O que orientamos é o consumidor procurar marcas conhecidas por ele e grandes sites com boa reputação por motivos de segurança, claro, e poder resolver qualquer problema eventual no pós-compra”.

A Black Friday acontece todos os anos no mês de Novembro e está marcada para o próximo dia 25 de 2022. Esteja atento e muito cuidado com o seu dinheiro e com seus dados pessoais.

PB AGORA



FALA PARAÍBA-BORGES NETI

Comentários