Casarão 34, Celeiro Criativo e Hotel Globo trazem exposições e música no fim de semana


 A Capital paraibana têm várias opções para pessoenses e turistas que apreciam mergulhar no universo das artes e da cultura paraibana, passando por diversas temáticas como a fotografia, instalações, artesanato, esculturas e pinturas, além de espaço para música, saraus e recitais, promovidas pela Prefeitura de João Pessoa. Até o final do mês de outubro a programação traz opções em diversos locais como Casarão 34, Celeiro Criativo e Hotel Globo, bem como projetos de caráter permanente.

“Numa época em que as notícias do país estão tão pesadas as artes nos traz um respiro de beleza e leveza. Gostei bastante da programação cultural aqui do Centro Histórico e a arquitetura é um presente à parte”, disse Angelina Moura, arquiteta do Ceará.

Um dos locais mais visitados no Centro é o Hotel Globo. No espaço é possível admirar um belo pôr-do-sol com vista para o Rio Sanhauá. Atualmente conta com a exposição ‘Memorabília’, que reúne os trabalhos de mais de 25 artistas e pode ser visitada até o dia 7 de novembro. As obras ocupam dois salões principais e duas salas expositivas. São colagens, desenhos, pinturas, fotografias, performance, instalação e vídeos. O Hotel Globo conta, ainda, com lançamentos de livros, sarais e o Projeto Sol Maior, que traz a proposta de música instrumental ao vivo, a cada 15 dias, sempre às sextas-feiras. O Hotel Globo é localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, Praça São Pedro Gonçalves – Varadouro – Centro Histórico. Aberto todos os dias, das 8h às 17h30, inclusive finais de semana e feriados. Entrada gratuita.

Outro ponto com exposições é o Casarão 34, também no Centro. Até o final deste mês moradores de João Pessoa e turistas podem prestigiar as obras do XVII Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap). Realizado pela Prefeitura da Capital, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), o evento teve 15 projetos selecionados através do edital nº 60.001/2022. A galeria traz universos diversos nessa exposição que passeia pela fotografia, pintura, instalações e esculturas criados por artistas da Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. O Samap segue até o dia 28 de outubro. O casarão é localizado na Praça Dom Adauto, na avenida Visconde de Pelotas, Centro da Capital. Aberto de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Entrada gratuita.

Para quem gosta de música a Praça Rio Branco é o encontro para o ‘Sabadinho Bom’. O evento acontece todos os sábados, trazendo o melhor do choro e samba da região. É gratuito e acontece na Praça Barão do Rio Branco, no Centro Histórico de João Pessoa, a partir das 12h. No local, além de boa música a Praça Rio Branco é uma verdadeira aula de história. Construída entre os séculos XVI e XVII, foi de grande importância no período da Colônia e do Império. Conhecida, na época, como Largo do Erário, abrigou também o Centro Administrativo e sede da Capitania Real da Parahyba, a Câmara, a Cadeia Pública, o Mercado Público, a Repartição dos Correios, a casa do Capitão-mor (mandatário da Capitania), o primeiro açougue da Capitania da Parahyba e o Pelourinho.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários