Cícero libera recursos da ’emenda cidadã’ para criação de centro de referência em capoeira e cultura negra

 


Um trabalho que usa a capoeira como forma de incentivo ao esporte e de inclusão social ganhará dimensão ainda mais significativa. Isso porque o prefeito Cícero Lucena autorizou a liberação de R$ 250 mil em recursos orientados pelo vereador Júnior Leandro para a criação do Centro Cultural Gingado com Cultura e Cidadania, projeto de grupos de capoeira da cidade.

“Essa iniciativa do vereador Júnior proporciona a cooperação e ajuda capoeiristas de toda a cidade. Existe também a reivindicação para que encontremos uma sede para esse trabalho e vamos dar esse suporte, pois é um trabalho que ajuda as crianças e que queremos, inclusive, levar para as nossas escolas”, declarou Cícero.

O vereador Júnior Leandro destacou que a intenção é valorizar a cultura e ampliar a oferta do exercício físico. “Isso precisa ocorrer principalmente nas periferias para que estas pessoas tenham mais qualidade de vida. Estes grupos fazem um trabalho exemplar nas comunidades e este é um dia de comemoração. A capoeira está feliz”, destacou.

O momento foi acompanhado pela Mestre Malu, do Grupo Capoeira Angola Palmares, e pelo Mestre Raposão, do Grupo Terra Firme. “A capoeira é um instrumento de educação e fortalecimento da cultura nas periferias. Este trabalho já é realizado na cidade desde 1977 e o Centro de Referência chega para fortalecer essa política. O Centro vai preservar nossa memória e nossa história, fortalecendo a periferia e a cultura negra”, disse a Mestra Malu.

De acordo com o Mestre Raposão, o projeto também tem o forte propósito da inclusão social por abraçar a participação de pessoas com autismo, facilitando a socialização e melhorando a qualidade de vida deste grupo.

PB AGORA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários