Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


João Pessoa disponibiliza 19 tipos de imunizantes; Saúde alerta para importância da prevenção

 


Com intuito de garantir a assistência preventiva de doenças para a população, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza gratuitamente 19 tipos de vacinas que fazem parte do calendário de rotina e Programa Nacional de Imunização (PNI), além das vacinas de Campanha que são Covid-19 e Influenza. Os imunizantes estão disponíveis em diversas salas de vacinas localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e Centro de Imunização (CMI), além do posto móvel instalado no Mangabeira Shopping.

Compõe o calendário as vacinas BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica conjugada ACWY; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral e a Pneumocócica 23 para idosos acamados, restritos ao leito.

Além das vacinas que fazem parte do calendário como esquema vacinal, também são ofertadas a vacina antirrábica humana e a de febre amarela para casos específicos dos usuários. Para ser vacinado, é preciso portar o Cartão de Imunização, que vai orientar sobre a necessidade da administração e a forma como vai acontecer.

“Até o final de outubro seguimos com a mobilização preventiva contra Poliomielite. Ainda seguimos alertando também a população para vacinação contra Influenza, que ainda há doses disponíveis a toda população”, convocou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa. “As pessoas devem ter a consciência que a vacinação é importante para manter o bloqueio de doenças dentro do território, impedindo o acesso desses males e, principalmente, suas complicações”, completou o coordenador.

Como funciona – As vacinas são, comprovadamente, o meio mais seguro e eficaz de proteção contra inúmeras doenças infecciosas e funcionam ao simular, de forma segura, uma infecção, sem causar a doença nem efeitos colaterais graves. A partir do momento que as doses são aplicadas, a vacina desencadeia uma série de reações imunológicas, que levam a um estado de proteção (imunidade protetora) contra a doença para a qual a vacina foi desenvolvida.

Para a maioria das vacinas atualmente disponíveis, a imunidade protetora é atribuída à produção de anticorpos que reconhecem o patógeno, agente causador de doença e, o impedem de se multiplicar e causar a doença no indivíduo já imunizado. Dessa forma, quando o organismo é atacado por um vírus ou bactéria, o sistema imunológico, que atua na defesa, dispara uma reação em cadeia com o objetivo de frear a ação desses agentes estranh vacinação em João Pessoa e horários dos serviços:

De segunda a sexta-feira:

Centro Municipal de Imunização (CMI): – 8h às 16h

Policlínicas Municipais: – 7h às 17h

Unidades de Saúde da Família (USF): – 7h às 11h e das 12h ÀS 16h

Mangabeira Shopping: 13h às 22h

WSCOM



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários