MPT decide que fará plantão para atender denúncias de assédio eleitoral; PB já registra mais de 60 denúncias

 


O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) anunciou, ontem (26), que fará plantão neste sábado (30) e domingo (30) para atender a população e receber denúncias de Assédio Eleitoral na véspera e no dia do pleito. A Paraíba registrou mais de 60 denúncias de assédio eleitoral até o final da tarde de ontem. Com isso, é o estado do Nordeste com mais notificações. Os dados foram divulgados durante entrevista coletiva com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT-PB).

Somente nos últimos quatro dias, foram mais de 20 novas denúncias, já que no último sábado (22), apenas 40 notificações haviam sido feitas. Uma Portaria foi publicada, informando sobre horários de atendimento do MPT em João Pessoa e Campina Grande no próximo final de semana, que será das 8h às 17h.

Até às 17h30 de ontem, o MPT já havia registrado mais de 60 denúncias de assédio eleitoral na Paraíba contra pelo menos 40 empresas e órgãos públicos, sendo o 1º Estado do Nordeste com mais casos.

Em entrevista à imprensa a procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho e pelo procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna, coordenador Regional na Paraíba da Coordigualdade/MPT. “O MPT em todo o Brasil estará de plantão no próximo final de semana de forma presencial para atender a toda e qualquer denúncia de assédio eleitoral. O assédio eleitoral é qualquer ato que visa constranger e coagir o trabalhador ou servidor público a mudar de opinião em relação ao voto, ou a votar ou não votar em determinado candidato. Esse ato gera um ilícito trabalhista que é investigado e punido pelo MPT e também pode gerar um ilícito criminal investigado pelo Ministério Público Eleitoral. É muito importante que a sociedade denuncie a prática desse ato, não só a vítima do assédio, mas qualquer pessoa que tenha conhecimento do fato para que nós possamos investigar em tempo hábil e adotar as medidas cabíveis para garantir a lisura do pleito eleitoral”, afirmou a procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho.

PB é o primeiro no Nordeste em denúncias
“A Paraíba é o Estado do Nordeste em que o MPT mais recebeu denúncias sobre assédio eleitoral. Essas denúncias estão e continuarão sendo investigadas mesmo após a realização das eleições, porque uma vez praticado o ilícito e devidamente comprovado ele deve ser punido. Então, o MPT vai continuar investigando e apurando os fatos denunciados”, ressaltou a procuradora-chefe.

“É importante que o trabalhador saiba que o Ministério Público do Trabalho está de portas abertas, que aqui é a ‘casa do trabalhador’. Pela primeira vez, a Procuradoria vai montar um super plantão durante o período eleitoral, para garantir que o trabalhador não seja assediado, não seja coagido, oprimido ou humilhado. Os nossos canais de denúncia estão funcionando. Então, a gente pede à população que colabore e denuncie. Não precisa ser vítima dos fatos, basta ser conhecedor deles”, afirmou o procurador Eduardo Varandas.

PB AGORA



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários