Prefeito entrega serviço de hemodinâmica e garante assistência efetiva para vítimas de infarto

 

As vítimas de infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, terão um atendimento de urgência ainda mais eficiente em João Pessoa. Isso pelo fato de o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra terem lançado, na manhã desta terça-feira (25), o serviço de hemodinâmica, procedimento mais moderno disponível para lidar com a ocorrência. O atendimento terá como referência o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI).

“Tínhamos um plano antigo de garantir este serviço, mas isso não foi possível devido à pandemia. Hoje estamos implantando e ampliando nossa capacidade de atendimento, que era de três infartados por dia, para dez, atendendo não só João Pessoa, mas toda a Paraíba. O serviço vai funcionar independente de haver vagas, com agilidade e isso faz a diferença. Tenho certeza que cada vez mais vamos conseguir inovar, fazer além e alcançar nosso maior objetivo que é atender com qualidade e preservar a vida”, afirmou Cícero Lucena, em fala emocionada por lembrar sua relação histórica com o Hospital Santa Isabel.

O vice-prefeito Leo Bezerra destacou que quando atuou como vereador tinha como sonho colocar o Santa Isabel para funcionar em toda a sua capacidade. “Chegou o momento de, ao lado de Cícero, garantir que essa máquina funcione, trazendo tratamentos inovadores, diferenciados, como é mais este caso da hemodinâmica”, afirmou.

O secretário municipal da Saúde, Luís Ferreira, explicou que a medida chega depois de muitos anos de vazio assistencial, se configurando como tratamento definitivo para o infarto agudo. “O tratamento até agora era muito paliativo e não cuidava de fato da lesão aguda. A partir de agora esse paciente vai ser tratado”, explicou.

O paciente infartado que procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) serão transferidos para o Hospital Santa Isabel para fazer o cateterismo durante a urgência e passar por um procedimento que hoje só é oferecido em hospitais privados. “Há mais de 15 anos não tínhamos um serviço como este no Estado”, explicou o secretário.

João Pessoa tem uma média de 10 infartados por semana. Eles faziam um cateterismo posteriormente para buscar outras artérias que poderiam comprometer o coração, mas que não tratavam a artéria que causou o problema, o que muda com a chegada do serviço de hemodinâmica.

O coordenador do serviço, doutor Fulvio Petrucci, afirmou que a ação é um grande passo na melhoria da assistência, já que problemas cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, principalmente o infarto e o AVC. “Teremos agora todas as condições de tratar de forma rápida, eficiente e efetiva os casos de infarto e vamos reduzir o número de mortes”, comemorou.

Estiveram presentes ao evento a secretária executiva de Saúde, Janine Lucena; a diretora de Atenção à Saúde, Alline Grisi; e a diretora do Hospital Municipal Santa Isabel, Adriana Lobão, entre outros auxiliares da gestão municipal.

Secom JP



LITORAL PB


FALA PARAÍB-BORGES NETO

Comentários