Brinquedoteca do Hospital de Trauma JP ajuda na recuperação de crianças internadas

 


Em menos de um mês de reinauguração da brinquedoteca, a equipe da assistência do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, já tem percebido o quanto o espaço lúdico tem auxiliado na recuperação das crianças internadas, inclusive na alta hospitalar, e amenizando os traumas psicológicos da internação, contribuindo para o bem-estar emocional, por meio de atividades recreativas. 


De acordo com o diretor geral da instituição, Laecio Bragante, o hospital é para criança uma experiência muito difícil. “Ela, durante a internação, fica submetida a sentimentos de estresse e confusão, podendo interpretar isso como uma forma de punição. Por isso, a brinquedoteca proporciona um atendimento mais humanizado à criança e sua família. Dessa forma, esse ato de brincar no ambiente hospitalar, como método terapêutico, possibilita à criança expressar seus sentimentos e emoções”, salientou. 

Exemplo disso é um adolescente de 13 anos, que teve o braço amputado, após ser atropelado por um automóvel. De acordo com a terapeuta ocupacional da instituição, Daniele Sousa, ele não queria entrar na brinquedoteca, pois estava muito triste. “Mas, logo que entrou, percebeu um lugar diferente e acolhedor, por isso, ele se sentiu confortável para desabafar e chorar sobre o ocorrido. Percebo o quanto esse espaço é importantíssimo para todos os pacientes infantis da unidade de saúde, muitas das vezes eles se sentem em casa e esquecem até a dor”, complementou.

Para Daniele Sousa, o trabalho realizado com as crianças é feito de uma forma bem individualizada. “Vamos observar a necessidade de cada uma, o que ela gosta de brincar. Como estamos num ambiente diferente, é possível estimular a várias áreas de necessidade específica da criança, como visual, cognitivo ou físico. Percebemos uma mudança de comportamento, a gente vê uma melhora mais rápida, por estarem saindo do contexto hospitalar e consequentemente uma alta hospitalar mais acelerada”, concluiu. 

Com os sorrisos nos rostos é possível perceber o quanto as crianças adoram a sala da brinquedoteca, que o diga Severina Gonçalves, mãe de Mariângela Gonçalves, 10 anos. Internada há oito dias após uma cirurgia por causa de um atropelamento, é na brinquedoteca que ela se distrai. "Ela fez a cirurgia e vejo cada dia sua recuperação e ontem foi apresentada essa sala para ela.  Minha filha ficou maravilhada, já pegou até o lápis para desenhar. Ela gostou tanto que pediu para voltar agora", contou a mãe, enquanto a menina montava um quebra-cabeça, superconcentrada.

A brinquedoteca do Hospital de Trauma foi reinaugurada no dia 13 de outubro, sendo toda remodelada e projetada para receber as crianças internadas ou em observação. A coordenadora do Núcleo de Estágio, Pesquisa e Eventos (Nepe), Kawana Shelen, informou que, apesar das muitas doações para brinquedoteca, elas devem ser contínuas, por causa do projeto “Kit Alta”. “O kit contém material escolar e o brinquedo que a criança mais se apegou, enquanto estava na brinquedoteca. Por isso, teremos que sempre repor e as doações não podem parar”, pontuou. 

As doações de brinquedos, materiais escolares e livros podem ser realizadas presencialmente no Hospital de Trauma de João Pessoa, no setor do Nepe ou ligando para o 3216-576, em horário comercial.
 
SECOM PB



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários