Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Casos de síndromes gripais em crianças aumentam quase 30% em JP; SMS registra 1.714 atendimentos em urgências pediátricas

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa registrou 1.714 atendimentos de crianças com sintomas de síndromes gripais no mês de outubro nas quatro unidades de pronto atendimento (UPA) da Capital. O número representa um aumento de 29,2% em relação ao mês de setembro, quando foram registrados 1.326 atendimentos pediátricos com sintomas gripais.

De acordo com o pediatra e diretor técnico do Hospital Municipal do Valentina (HMV), Roberto Leitão, assim como nas UPAs, esses casos também estão mais frequentes na unidade, que é referência para o atendimento de crianças e adolescentes. “Normalmente, a incidência das infecções por vírus são mais intensas no período de maio até o início de agosto até por conta das questões climáticas, mas nas últimas semanas estamos observando um aumento, na urgência pediátrica, das causas respiratórias por vírus”, destacou.

Por outro lado, diferente dos dados de atendimentos pediátricos, o número de atendimentos de adultos com sintomas de síndromes gripais nas UPAs caiu 6,4% de um mês para o outro. Em setembro foram registrados 2.737 casos de síndromes gripais, enquanto no mês de outubro foram 2.561 atendimentos deste tipo.

O médico pediatra Roberto Leitão alerta para os cuidados a serem tomados para evitar a infecção pelos vírus que causam sintomas gripais. “A gente chama atenção especialmente para a lavagem das mãos com frequência e o uso de máscara, principalmente em ambientes hospitalares e outros locais fechados, já que a entrada do vírus se dá pelas vias aéreas”, aconselhou.

Serviço – As pessoas que estiveram com sintomas gripais leves como tosse, coriza e febre baixa, podem procurar sua unidade de saúde da família (USF) mais próxima. Já em casos de sintomas mais intensos como febre alta e dificuldade respiratória, deve procurar uma UPA ou o Hospital do Valentina (caso seja criança ou adolescente).

WSSCON


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários