Estudante da Rede Estadual é selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores e vai viajar para os EUA




 A estudante Camilla Carmem da Silva, de 17 anos, aluna da terceira série do ensino médio da Escola Cidadã Integral Técnica Durval Guedes, de Pitimbu, foi selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores e vai representar a Paraíba em um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. O embarque da estudante será no mês de janeiro. Além de Camilla, outros 50 alunos da rede pública de ensino de todos os estados do Brasil foram selecionados pelo Programa para participar da experiência. A seleção dos estudantes é feita por meio de provas de Língua Inglesa e da participação dos alunos em projetos de impacto social.


Intercâmbio - A programação completa acontecerá de 10 a 29 de janeiro de 2023. Em um primeiro momento, os alunos passarão por uma orientação pré-partida e entrevista de visto em Brasília. No dia 13 de janeiro, os estudantes embarcarão para a capital dos EUA, Washington, D.C. Em seguida, serão divididos em grupos menores para uma experiência em outras cidades, onde participarão de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo norte-americano, visitarão escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil.

Camilla comentou que a paixão por relações exteriores e comunicação sempre esteve presente na vida dela, e, após conhecer o programa Jovens Embaixadores, decidiu que gostaria de seguir o caminho da diplomacia.

“Tomei a decisão de participar do Jovens Embaixadores no momento que conheci o programa, ainda nesse ano, por exaltar ideias as quais já eram muito trabalhadas nas aulas da minha escola, como liderança, iniciativa, voluntariado e aprendizagem. Possivelmente, irei investir numa carreira desse ramo, já que desde criança sempre fui apaixonada por comunicação, linguagem e relações exteriores. Estou muito ansiosa para a viagem, espero aprender sobre uma cultura nova, melhorar minhas habilidades de liderança e domínio do idioma para que assim eu possa ajudar minha comunidade e ser uma representante à altura do meu estado”, relatou a estudante.

Programa Jovens Embaixadores  - Criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2003, o programa conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), das Secretarias Estaduais de Educação, da rede de Centros Binacionais Brasil-EUA e da USBEA - rede de ex-bolsistas de programas de intercâmbio do governo norte-americano. O programa também conta com o apoio institucional das empresas FedEx, MSD e SMTour. O programa é implementado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Em 21 anos de existência, 748 jovens de todo o Brasil já participaram do programa.



FALA PARÁIBA-BORGES NETO

Comentários