Estudantes da Rede Estadual sobem ao pódio da VI Olimpíada do Meio Ambiente


 A VI Olimpíada do Meio Ambiente (OMA), organizada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), divulgou o resultado final com os estudantes que subiram ao pódio da competição. De acordo com os critérios do edital, os alunos que atingissem mais de 100 pontos nas provas subiriam ao pódio da Olimpíada. A Rede Estadual de Ensino contou com a participação de estudantes de 57 Escolas Cidadãs Integrais espalhadas pelo estado. Desse total, 24 alunos atingiram a pontuação para estar nos cinco primeiros lugares da quarta edição da Olimpíada. Foram 13 alunos na quinta colocação, seis estudantes na quarta posição, três na terceira colocação, um na segunda e um em primeiro lugar.


A Olimpíada - A Olimpíada do Meio Ambiente (OMA) é uma ação do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) e Comissão do Meio Ambiente (CMA), do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem por objetivo promover a Educação Ambiental, a partir da participação de discentes do ensino médio das escolas estaduais e do Instituto Federal da Paraíba em uma competição científica na forma de olimpíada de conhecimento.

Rodrigo Ronelli, professor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), da UFPB, detalhou o processo de aplicação das provas da Olimpíada e lembrou a importância de estimular a Educação Ambiental. “A OMA ocorre com a aplicação de provas em duas etapas, a primeira em cada escola inscrita onde os estudantes concorrem localmente, e a segunda, com a participação dos cinco estudantes melhores colocados de cada escola, em uma etapa regional.
 
A Olimpíada do Meio Ambiente pretende estimular a consciência ambiental de discentes e docentes de escolas públicas da Paraíba, fazer refletir sobre a prática e o consumo consciente e apresentar de forma crítica a Educação Ambiental. É importante trabalharmos em várias frentes e ações na Educação Ambiental dos nossos jovens e adolescentes para que os mesmos desenvolvam o senso crítico e tão necessário nos dias atuais, diante da crise ambiental que o planeta enfrenta”, comentou o professor.

Provas - As questões das provas da VI OMA têm o objetivo de verificar competências e habilidades dos estudantes em interpretar, analisar, investigar, refletir, intervir e resolver situações-problema relacionadas às questões ambientais, quer elas sejam cotidianas, presentes em experimentos ou em desenvolvimentos tecnológicos que busquem dirimir impactos socioambientais, promover o equilíbrio ambiental e melhorar a qualidade de vida das populações humanas. Para tanto, foram selecionadas quatro competências e 14 habilidades constantes na matriz da BNCC, apresentadas a seguir. Também se destacam objetos do conhecimento relacionados às disciplinas de Biologia, Química e Física que embasaram as questões das duas etapas.

Rayane Monik é estudante da terceira série da Escola Cidadã Integral Monsenhor Sebastião Rabelo, no município de Manaíra, no Sertão da Paraíba. A aluna conseguiu subir ao pódio da VI OMA, garantindo a segunda colocação, com 130 pontos nas provas. Para Monik, o desejo de ser bióloga foi o diferencial para que o interesse em participar da Olimpíada surgisse.
 
“Desde de pequena, sempre tive interesse nas ciências ambientais e o sonho de ser bióloga alimentava gradativamente essa vontade. Eu gostei bastante da prova, as questões estavam balanceadas de acordo com os assuntos que são trabalhados na escola. Trazer esses assuntos em pauta é muito importante, pois a cada dia que passa o meio ambiente é prejudicado, e consequentemente nós também”, disse.

A cerimônia de premiação da VI OMA acontecerá no dia 30/11/2022, às 9h, no no auditório do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de Bananeiras.
SECOM-PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários