ExpoCouroBode: festival enaltece a cadeia produtiva da caprinocultura em Cabaceiras

 


Enaltecer e divulgar a produção de artefatos em couro, que é uma das principais fontes geradoras de emprego e renda no município de Cabaceiras, localizado no Cariri da Paraíba. Essa é a proposta do ExpoCouroBode – Festival Nacional do Couro de Bode, evento realizado pela Prefeitura Municipal, que conta com o apoio do Sebrae/PB. Em sua segunda edição, o festival tem início na noite desta sexta-feira (25). A programação é gratuita e se estenderá até o próximo domingo (27).

Entre os destaques da programação, estão a vila gastronômica, que apresenta ao público os pratos mais tradicionais da culinária do Cariri, como o bode na telha e a tapioca de bode, e a feira do artesanato, que contará com a participação de artesãos de Cabaceiras e de outros municípios da região.

Ainda conforme os organizadores, o ExpoCouroBode também vai contar com caminhada ecológica, cavalgada, desfile de moda artesanal, feira da agricultura familiar e apresentações culturais. Já no universo das capacitações, serão realizados o seminário “O couro: a arte que cria e transforma” e uma palestra-show com o humorista Zé Lezin.

Todas as atividades do festival serão realizadas no Distrito de Ribeira, que é um dos principais polos do Nordeste de produção de artigos em couro, como bolsas, carteiras, gibões e calçados. Além do reconhecimento pela qualidade dos produtos, o distrito também é fundamental para a economia de Cabaceiras, município cujas vocações econômicas, sociais e culturais estão ancoradas na cadeia produtiva da caprinocultura.

De acordo com o analista técnico do Sebrae/PB, João Bosco da Silva, o festival, que contou com o apoio da instituição para a sua criação, em 2019, tem o objetivo de dar ênfase ao trabalho que é realizado com o couro de bode, ampliando as possibilidades oferecidas pela cadeia produtiva da caprinocultura, que é o segmento agropecuário com maior destaque e potencial na Paraíba.

“O trabalho que o Sebrae realiza com a caprinocultura na Paraíba já vem ocorrendo há muitos anos, englobando a produção de leite e de carne, mas também a questão do couro, para valorizar essa área e o trabalho que é desenvolvido pelos produtores. Em Cabaceiras, que tem o principal curtume do estado, o ExpoCouroBode surgiu justamente com esse objetivo, de dar ênfase e de valorizar a produção do couro e de seus artefatos, levando empreendedorismo, informação e reconhecimento para quem atua nesse segmento”, acrescentou o analista.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

VITRINE DO CARIRI




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários