Festival de Arte e Cultura do IFPB começa nesta quarta-feira; confira programação


 O 2º Festival de Arte e Cultura do IFPB será realizado nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10), em João Pessoa. Durante dois dias, múltiplas atividades vão reunir estudantes, professores e técnico-administrativos de vários campi do Instituto Federal da Paraíba, além da comunidade externa, incluindo artistas consagrados. O Festival é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB e reúne quatro eventos: a I Mostra de Artes Cênicas, a 1ª Mostra Músicas do Mundo, o Prêmio IFPB de Artes Visuais 2022 e o 3º Concurso Literário do IFPB. 

A programação geral já está divulgada no site. Lá é possível se inscrever gratuitamente até o início do evento. A programação será dividida em três espaços.

No Campus João Pessoa do IFPB, vai ser realizada a exposição das obras que ficaram em primeiro lugar no Prêmio de Artes Visuais. São sete expressões artísticas: fotografia, desenho e/ou pintura, desenho e/ou pintura digital, arte urbana, instalação artística, escultura e objeto, e audiovisual. A abertura da exposição será neste dia 09 de novembro, a partir das 9h, e contará com a presença do artista visual homenageado, Wilson Figueiredo, que irá ministrar palestra com o tema “Renascer com a Arte”. Familiares do outro homenageado, Hermano José (in memorian), participarão. Nos dois dias do evento, uma Feira de Economia Solidária e Criativa acontecerá no pátio do campus IFPB-JP, das 8h às 17h.  

No período da tarde, a programação passa para o Theatro Santa Roza, a partir das 13h. Haverá uma abertura institucional com a presença dos gestores do IFPB e dos artistas homenageados na Mostra “Encena com o IF”: a atriz Soia Lira, o dançarino Vant Vaz e o ator e artesão Dadá Venceslau. Apresentações musicais e peças teatrais dos grupos artísticos do IFPB se revezarão até às 18h30.

Entre os campi envolvidos estão Monteiro, Princesa Isabel, Campina Grande, Cabedelo Centro, Patos e Catolé do Rocha. As apresentações artísticas têm em comum a valorização da cultura brasileira, em especial a nordestina, trazendo temas importantes para o debate social. Nas apresentações teatrais, há textos adaptados de Carolina Maria de Jesus, Maria Valéria Rezende e homenagem a Margarida Maria Alves.

Na manhã do dia 10 de novembro, o evento vai focar nas oficinas. Dois homenageados serão ministrantes: Vant Vaz e Dadá Venceslau. A oficina de Vant é “Sensibilização em danças urbanas” e a de Dadá trata da Vivência de palhaço voltada para qualquer pessoa. Soia Lira vai realizar um workshop sobre sua experiência de atriz, após a exibição do curta-metragem “Doce de coco”. O encerramento será com a Banda Marcial Profa Dione Diniz O. Dias, da cidade de Sousa. Teremos ainda uma oficina sobre o folguedo popular Cavalo Marinho, com o professor Alan Monteiro, cujo grupo (Foto) que também fará apresentações no evento. 

Na tarde do dia 10, a Usina Cultural Energisa passa a ser o palco da Mostra Músicas do Mundo. A partir das 13h30, na Sala Vladimir Carvalho, apresentações musicais dos campi do IFPB em Guarabira, Cajazeiras, João Pessoa, Monteiro, Catolé do Rocha, Princesa Isabel, Patos e Campina Grande. Artistas que já têm seu nome na cena musical paraibana também vão se apresentar, como Vitoria Ohara e Sexteto Paraíbrass. A última apresentação da noite deve ser a do músico e compositor Paulo Ró, o homenageado da Mostra Músicas do Mundo.

Na área externa da Energisa, mais música e apresentação artística dos estudantes do IFPB. O lançamento da 2ª Coletânea de Poesia, Contos, Cordel e Crônicas do IFPB com a presença da escritora Marilia Arnaud, uma das homenageadas do Concurso Literário será realizado na tarde do dia 10 no campus João Pessoa do IFPB. Familiares de Lourdes devem participar, assim como os autores dos 40 textos selecionados e a comissão organizadora e avaliadora do concurso literário.  

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários