Governo assina contrato com empresa chinesa para construção e transferência de tecnologia do radiotelescópio Bingo

 

O Governo da Paraíba, por meio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTC), assina contrato nesta quinta-feira (10) com a empresa CETC54 - Research Institute of China Electronics Technology Group Corporation, para o início da fabricação de equipamentos integrantes do radiotelescópio Bingo como dos refletores e torres, entre outros, e transferência de tecnologia. 
 
O evento acontecerá no auditório da PaqTC-PB, localizado na Rua Emiliano Rosendo, 115, Bodocongó, em Campina Grande, e dá sequência ao evento ocorrido em dezembro de 2021 quando o Governo do Estado transferiu para o Projeto Bingo recursos da ordem de R$ 12 milhões para a finalização do radiotelescópio. 
 
A CETC54 é uma empresa chinesa de relevante participação no mercado chinês e mundial, cujas atividades se destacam para estes tipos de demanda. Foi responsável pela construção do maior radiotelescópio do mundo, o FAST, na China, cujo espelho refletor tem 500m de diâmetro. A empresa também se dedica a criar soluções inovadoras na área de telecomunicações como cidades e segurança inteligente.
 
A cerimônia de celebração da parceria acontecerá na modalidade híbrida (presencial e online). Participarão o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, e o secretário Executivo de Ciência e Tecnologia, Rubens Freire, representando o Governo da Paraíba. O coordenador geral do Bingo, Élcio Abdalla (USP); o coordenador científico do Bingo, Alex Wuensche (Inpe), os coordenadores do Bingo, Amílcar Rabelo (UFCG) e Bin Wang (Yangzhou University), além de Luciano Barosi (UFCG). Da China, participarão o vice-presidente da CETC54, Wang Dong, reitores, pró-reitores e pesquisadores de algumas das universidades mais prestigiadas da China e integrantes da Ciência e Tecnologia da China, além de institutos de pesquisa aeroespacial chineses. 
 
Posteriormente, os cientistas farão visita técnica no local de construção do radiotelescópio no município de Aguiar.
 
Projeto Radiotelescópio Bingo – É um esforço científico internacional para a construção de radiotelescópio projetado para fazer a detecção de Oscilações Acústicas de Bárions, que são ondas geradas pela interação dos átomos com a radiação no início do Universo, e que podem ser observadas na faixa de radiofrequência. Está em construção no município de Aguiar, sertão da Paraíba, com financiamento do Governo do Estado da Paraíba, Governo do Estado de São Paulo (Fapesp), Governo Federal (MCTI/Finep), Yangzhou University e UFCG.

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários