Governo do Estado intensifica construção do viaduto que faz parte da obra de ligação da UFPB ao Bancários

 


Com a chegada do período de dias mais ensolarados, o Governo do Estado está intensificando a construção do viaduto de interligação entre o Campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e as Três Ruas, no bairro dos Bancários, importante obra de mobilidade urbana executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB). 


Os investimentos, com recursos do Tesouro do Estado, são de R$ 15 milhões.

Com toda a limpeza da área já concluída, respaldada por licença ambiental da Sudema, o gestor da obra, o engenheiro Francisco Romário Alvino Fernandes, informou que 12 das 30 vigas da estrutura de sustentação do viaduto já estão devidamente concretadas, cada uma pesando em média 45 toneladas.

As vigas, segundo informa o gestor, serão transportadas do campo ao lado da Praça da Paz (canteiro de obras), nos Bancários, onde são feitas juntamente com os blocos de concreto, até o local da ponte, por meio de guindastes e caminhão prancha. As fundações, partes mais importantes de uma obra de infraestrutura onde serão colocados os pilares dessas vigas começam a ser feitas, com aproximadamente 80 estacas de 12 a 20 metros.

O diretor de Planejamento do DER, engenheiro José Arnaldo de Souza, informou que o viaduto terá 80 metros de comprimento e 25 metros de largura, com altura máxima de 15 metros. O trecho total, segundo ele, tem 160 metros de comprimento, compreendendo o percurso das Três Ruas à UFPB, com pista dupla para o tráfego de veículos, nos dois sentidos, calçadas para pedestres e contará, também, com uma ciclofaixa, facilitando a mobilidade urbana.

Hannah Miranda, residente no bairro dos Bancários, disse que está muito feliz com a iniciativa do Governo do Estado em dotar aquela região com mais infraestrutura, o que já era muito esperado pelos habitantes dos bairros da zona sul. 

Atualmente, segundo Hannah, todos sentem muita dificuldade de locomoção, especialmente pela manhã e no final da tarde. “Quando a obra estiver pronta, que deve acontecer no próximo ano, teremos mais uma opção de trajeto, o que todos sempre reivindicamos das autoridades”, ressaltou.

SECOM PB



FALA PARAÍBA BORGES NETO

Comentários