Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Governo Federal reconhece falta de verba e libera crédito para retomar Carro-Pipa na PB


 O Ministério do Desenvolvimento Regional informou na tarde desta terça-feira (22) ao Portal MaisPB que os recursos para a volta da Operação Carro-Pipa na Paraíba devem ser liberados na próxima semana pelo Tesouro Nacional. A pasta reconheceu que houve a falta de verbas para a manutenção do serviço, mas já trabalhou junto ao Ministério da Economia para normalizar a distribuição.

Em nota encaminhada à reportagem, a pasta informou que “para assegurar a continuidade da Operação Carro Pipa, a Junta de Execução Orçamentária (JEO) aprovou, na última segunda-feira (21), a liberação de crédito suplementar ao Ministério do Desenvolvimento Regional”.

Ontem, a Rede Mais mostrou que o Exército, responsável pelo serviço, suspendeu o abastecimento alegando “falta de recursos”. Na Paraíba, são 159 municípios atendidos por 674 carros-pipa, que suprem a falta de água para uma população de mais de 272 mil habitantes.

+ Exército suspende Operação Carro-Pipa na PB por falta de dinheiro, diz prefeitura

Veja o que disse o Ministério do Desenvolvimento Regional: 

Para assegurar a continuidade da Operação Carro Pipa, a Junta de Execução Orçamentária (JEO) aprovou, na última segunda-feira (21), a liberação de crédito suplementar ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O recurso deverá ser disponibilizado pelo Tesouro Nacional na próxima semana.

A iniciativa é uma cooperação entre o MDR e o Ministério da Defesa para distribuir água potável às populações atingidas por estiagem e seca no semiárido nordestino e na região norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A necessidade de recursos adicionais já havia sido formalmente comunicada ao Ministério da Economia e estava aguardando decisão da JEO.

O MDR destaca a importância da Operação Carro Pipa e trabalha para que as atividades sejam retomadas o mais breve possível.

Ministério do Desenvolvimento Regional questiona Famup 

Mais cedo, o Portal MaisPB trouxe a informação repassada pela Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) de que haveria uma reunião de representantes de prefeitos com o ministro Daniel Ferreira para solucionar o problema no Nordeste.

“A nossa audiência buscava a regularização do abastecimento via carro-pipa, mas foi cancelada. Só quem faz o serviço hoje é o Exército, que tem alegado a falta de recursos por parte do Ministério do Desenvolvimento Regional. Isso vem prejudicando os municípios. Os prefeitos não tem condições de arcar com esse transporte, principalmente na região do Cariri e do Curimataú”, disse Coelho.

O Ministério, no entanto, negou que o compromisso tivesse sido marcado.

“O MDR informa que o compromisso nunca esteve previsto na agenda do ministro Daniel Ferreira”, destacou.

MaisPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários