Mais de 2 milhões de paraibanos não tomaram 4ª dose da vacina contra Covid e secretária de Saúde alerta para aumento de casos

 


O estado da Paraíba tem mais de 2 milhões de pessoas com mais de 30 anos que ainda não tomou a dose de reforço contra a Covid-19. O dado foi informado pela secretária de saúde do estado, Renata Nóbrega, em entrevista ao ClickPB. Segundo a gestora, este índice pode ocasionar uma aumento no número de internações pela doença, pois atualmente está sendo observado a circulação da nova subvariante, a BQ1.

"O cenário epidemiológico da pandemia, conforme está ocorrendo em outros estados no Brasil, o aumento [do número de casos] está acontecendo então possivelmente ainda é a circulação da nova subvariante, a BQ1, e nosso monitoramento, nosso pedido a população, nosso alerta a população é a questão da vacinação", explicou Nóbrega. 

A secretária lembrou que a partir desta faixa etária há uma aumento no índice de pessoas com comorbidades e, por exemplo, caso essas pessoas não estejam vacinadas há a possibilidade de caso venham a contrair covid-19 precisem ser internadas. 

"A questão que automaticamente vai gerar mais internações porque mais pessoas com comorbidade, mais pessoas que não tomaram vacinas vão acabar necessitando de uma hospitalização", detalhou. 

Além do alto índice quanto a segunda dose de reforço, o estado também têm observado que cerca de um milhão de pessoas com mais de 18 anos também não se dirigiu aos postos de vacinas para receber a segunda dose de reforço. 

Ela lembrou que a pandemia não está controlada e a cada nova variante que surge, há possibilidade do vírus circular com maior facilidade e um numero maior de pessoas ser infectadas. Em razão disso, além da vacinação, Renata orienta que qualquer pessoa com síndrome gripal utilize máscara.  

"Todas as pessoas que estiverem com sintoma gripal elas precisam de imediato já começar a usar máscara. Outra questão, pessoas que tem alguma comorbidade a recomendação para o uso da máscara também em ambientes fechados para que a gente atravessar mais um momento da pandemia, mais uma onda com a resposta efetiva que a Paraíba sempre deu". 

Nos últimos 20 dias, o estado registrou uma nova morte por infeccção de covid-19.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários