Mercador Fenício: Operação da Polícia Federal desarticula organização que praticava contrabando de cigarro na Paraíba


 A Operação Mercador Fenício desarticulou diversas organizações criminosas especializadas no contrabando de cigarro na Paraíba, nesta quinta-feira (10).

A operação foi realizada em trabalho conjunto da Polícia Federal, Receita Federal, Secretaria da Fazenda da Paraíba, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.

Estão sendo cumpridos por 250 policiais federais 60 (sessenta) Mandados de Busca e Apreensão e 04 (quatro) prisões preventivas expedidos pela Justiça Federal, nas cidades da Paraíba de João Pessoa, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Patos, Sumé e nos Estados do Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

As investigações possibilitaram que fosse decretado o sequestro de bens móveis e imóveis obtidos em virtude das atividades delituosas e o bloqueio de valores na ordem de R$ 1 bilhão, demonstrando o grande poderio econômico das organizações criminosas desarticuladas.

Os trabalhos investigativos constataram que os crimes vinham sendo praticados há aproximadamente dez anos, em razão da identificação e mapeamento das atividades tanto operacionais, quanto financeiras dos grupos criminosos. Os responsáveis pela organização operacional das atividades ilícitas, adquiriam os produtos no exterior e introduziam no Brasil de forma clandestina, além de realizar o transporte, armazenamento e distribuição em diversos pontos do território nacional a atacadistas e varejistas. No tocante ao eixo financeiro, os integrantes realizavam a lavagem de capitais e efetuavam a retirada do País dos recursos provenientes dos crimes de contrabando. 


CLICKPB



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários