Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Morre Isabel, ex-jogadora de vôlei da seleção e integrante da equipe de transição

 Morreu nesta quarta-feira (16) a ex-ponteira da seleção brasileira de vôlei, Isabel Salgado, aos 62 anos. A ex-atleta foi acometida pela síndrome aguda respiratória do adulto (SARA), u


ma condição clínica rara, e não resistiu.

Na última segunda-feira, a ex-atleta foi indicada para a pasta do esporte na equipe de transição do presidente eleito, Lula. Ela participou de reunião virtual na segunda-feira, mas acabou internada após se sentir mal. Ela chegou a ser internada no Hospital Sírio-Libanês, onde recebia cuidados.

Maria Isabel Barroso Salgado nasceu no Rio de Janeiro e fez grande carreira no esporte. Nas quadras, foi revelada pelo Flamengo e fez história ao ser a primeira jogadora brasileira a atuar na Europa, quando rumou ao Modena, da Itália, em 1980. Em 2016, foi um dos nomes a carregar a tocha olímpica já no Rio, cidade-sede dos Jogos e sua terra natal.

Carreira

Isabel atuou nas Olimpíadas de Moscou-1980 e Los Angeles-1984, numa época em que a seleção brasileira feminina ainda dava seus primeiros passos na profissionalização. Rotulada de “musa”, notabilizou-se por uma — pouco comum para a época — voz feminina forte e a assertiva postura de defesa das suas ideias.

Após o fim da carreira nas quadras, foi nome importante também no vôlei de praia, onde chegou a atuar ao lado de Jackie Silva, uma da suas principais amigas da época de quadra. Em 1994, foi campeã mundial nas areias de Miami. Depois de encerrada a longa vida de atleta, virou treinadora.

Isabel é mãe de Maria Clara Salgado, Pedro Solberg e Carol Solberg, todos atletas do vôlei de praia, bem como de Pilar, sua filha mais velha. Ela chegou a formar dupla e a treinar Carol e Maria Clara. Vinha, desde então, ajudando a cuidar da carreira dos filhos.

Autoridades e famosos lamentam

Lula, presidente eleito

“Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino. Uma referência tanto na quadra quanto na praia, foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição por sua competência como atleta e voz ativa por um país mais justo. Meus sentimentos e solidariedade aos filhos, netos, familiares e admiradores de Maria Isabel Barroso Salgado, nossa eterna Isabel do Vôlei”.

Ana Moser, ex-jogadora de vôlei

“Perda irreparável, Isabel Salgado. Meus profundos sentimentos a todos os familiares e amigos. Luto”.

Glenda Kozlowski, ex-nadadora e repórter esportiva

“Se eu um dia eu quis jogar vôlei foi por causa dela e da Jacky!! O esporte perde uma voz importante. Muito mais do que talento… que era excepcional… Isabel tinha postura. Tinha coerência. Tinha ideal. Tinha personalidade. Inteligente. Divertidíssima. Lutou pelos direitos do esporte. Lutou pela imagem e valorização da mulher atleta. Da mulher e os seus direitos e liberdade. Isabel sempre foi uma mulher a frente do nosso tempo. Nossos encontros eram sempre com conversas profundas sobre a vida, educação, filhos, netos e o futuro do esporte. Aprendi tanto com ela….Hoje é um dia muito triste. #RIP #Isabel”

Astrid Fontenelle, jornalista

“O universo nos tirando mais uma mulher incrível, poderosa, gata, politizada. Isabel , do vôlei, do Brasil, faleceu hoje. Tava na equipe de transição, tava bem. Uma forte gripe a derrubou. NÃO era Covid, mas sim uma dessas bactérias loucas, assassinas. Não tem como não ficar abalada. Mais uma das minhas musas. Queria ter a força dela, a garra dela. Aos familiares, aqueles filhos lindos, meus abraço de mãe. RIP Isabel”, disse.

MaisPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários