Mutirão do ‘Novembro Azul’ atende 400 pacientes no Hospital Universitário de CG

 


 Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh) realizou cerca de 400 atendimentos a pacientes do sexo masculino no Dia D em alusão ao novembro azul. Cada paciente realizou o exame do PSA, conferência de glicemia e foi submetido ao exame de toque retal prostático. Com essas informações, o urologista que o atendeu teve condições de afastar a suspeita de câncer de próstata ou, caso um destes exames estivesse anormal, indicar a biópsia de próstata.

“Um mutirão como esse tem uma importância imensa pois, em apenas um dia, atendemos 400 pacientes, uma quantidade que equivale a cerca de três a quatro meses de ambulatório normal do HU. E alcançamos um público que estava sem assistência médica até então”, disse o médico coordenador do Serviço de Urologia do HUAC-UFCG/Ebserh.

O aposentado Franscisco Figueiredo, 68 anos, participou do mutirão e ficou satisfeito com o resultado. “conferi a pressão, glicemia e fiz a consulta com o médico. Foi tudo rápido e me senti cuidado. Marquei a consulta logo que soube do mutirão e agora estou mais tranquilo depois da consulta”, afirmou.

O exame de PSA – sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico – é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

O exame de sangue de PSA é indicado pelo menos uma vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade, mas pode ser usado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. O exame PSA é simples e indolor e é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.

MaisPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários