Orquestra Jovem faz primeira audição brasileira de música de compositor dinamarquês

 

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba vai executar, pela primeira vez no Brasil, a música “Romance para Violino e Orquestra, Op. 20”, do compositor dinamarquês Ludolf Nielsen. O público poderá conferir essa primeira audição brasileira no 6º Concerto Oficial da Temporada 2022, que acontece nesta quinta-feira (10), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural.

A apresentação terá regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação do violinista paraibano Wilen Moreira como solista. A entrada é gratuita. O repertório desse concerto inclui também obras do compositor paraibano Eli-Eri Moura, do americano Charles Sanford Skilton e dos russos Aleksander Glazunov e Anton Arensky.

O concerto terá início com a execução de “Vontade e Determinação (Will and Resolution”, de Eli-Eri Moura, seguida por “Romance para Violino e Orquestra, Op. 20”, de Ludolf Nielsen, com a atuação do violinista Wilen Moreira.

Em seguida, será a vez de “Finnisch Sketches, Op. 89 – Esboços Finlandeses (Kalevala e Procissão Solene)”, composição de Aleksander Glazunov. O concerto continua com uma música de Anton Arensky: “Suíte Noites Egípcias, Op. 50”, com Abertura, Dança de Arsinoé e os Escravos, Dança das Moças Judias, Dança dos Ghasies, Encantador de Serpentes, Pas de Deux – Tempo Valsa e Entrada Solene de Antônio.

Por fim, os músicos da Orquestra Jovem paraibana vão executar “Duas Danças Indígenas (Dança dos Cervos e Dança da Guerra)”, música de Charles Sanford Skilton.

“O público vai apreciar um repertório bastante diversificado”, disse o maestro Luiz Carlos Durier. “Nós vamos ter a primeira audição brasileira do romance de Ludolf Nielsen com uma orquestra sinfônica. O trabalho da nossa sinfônica jovem tem também como objetivo sempre trazer um repertório que seja inédito na Paraíba, no Nordeste ou no Brasil, para que as pessoas possam ampliar o seu gosto musical e o conhecimento do repertório sinfônico universal”, destacou. 

De acordo com o maestro, sempre que pode, a Sinfônica Jovem paraibana toca música de compositores vivos. “É o caso de ‘Vontade e Determinação’, que tem como título principal em inglês ‘Will and Resolution’, do compositor paraibano Eli-Eri Moura, que é professor da UFPB e um entusiasta da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba”.

“As outras obras desse concerto têm um cunho sociopolítico muito preponderante, a exemplo de ‘Duas Danças Indígenas’, de Charles Sandford Skilton”, continuou Durier. “O compositor traz para o repertório sinfônico, para a linguagem sinfônica, as danças de vida e de guerra dos indígenas americanos”, explicou.

O concerto será encerrado com música finlandesa. “Teremos os Sketches de Aleksander Glazunov, que são os esboços finlandeses, onde ele trata da música étnica de Kalevala, uma região da Finlândia. Por conta dessa música e dos poemas que a inspiraram, a Finlândia se tornou uma nação nacionalista e, com isso, veio se tornar independente da União Soviética. Enfim, a gente sempre prepara um repertório que as pessoas possam se divertir e também aprender”, ressaltou o maestro.

Para o violinista Wilen Moreira, as expectativas para esse concerto são as melhores possíveis. “Desde que saiu a lista dos aprovados da temporada na Sinfônica Jovem, que eu vi meu nome lá entre os solistas, eu já fiquei bastante ansioso para começar a trabalhar a peça, pra começar a ensaiar com a orquestra. Não vejo a hora de subir ao palco e ver a orquestra toda postada, todos os espectadores em seus devidos lugares e fazer a melhor música que eu posso apresentar. Eu espero que fique marcado na memória de todos eles, do mesmo jeito que eu tenho certeza que vai ficar na minha memória”, comemorou.

O solista

Wilen Moreira nasceu em João Pessoa, em 1999, e iniciou seus estudos de música em 2003 tocando flauta doce como instrumento de base por orientação de sua mãe, Maria de Fátima da Paz Teixeira. Em 2006, começou a estudar violino com a professora Marina Marinho, na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Três anos depois,  ingressou na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba, sob a regência da maestrina Norma Romano.

O violinista passou a integrar a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba no ano de 2013, sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier. Participou também da Orquestra Armorial Ariano Suassuna tocando violino e flauta doce entre os anos de 2011 a 2017, sob a condução do maestro Yuri Ribeiro.

Em 2015, Wilen Moreira participou da gravação do CD da Orquestra Armorial Ariano Suassuna. Em 2017, foi aprovado para o curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo orientação das professoras Lara Venusta e Sandra Aquino. Nos anos de 2017 e 2018, fez parte do corpo de músicos da Orquestra Filarmônica Jovem da UFPB, trabalho do maestro Geraldo Rocha.

Já participou de masterclasses em vários festivais com os professores, Priscila Rato (Orquestra Sinfônica Brasileira), Cármelo de Los Santos (University of New Mexico), Elisa Fukuda (São Paulo), Betina Stegmann e Nelson Rios (Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo), Lyndon Taylor (Los Angeles Philharmonic), Bernard Zinck (University of Wisconsin-Milwaukee), Wei-Wei Le (University of Nevada), entre outros.

Wilen atuou como Spalla na Orquestra Infantil da Paraíba, Orquestra Armorial Ariano Suassuna, Orquestra de Câmara da EEMAN, Orquestra Filarmônica Jovem da UFPB, e atualmente, na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

Em 2022, foi aprovado na Saluzzo Opera Academy (Itália), Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro (São Paulo), Academia Jovem Concertante (Maranhão) e na Orquestra Sinfônica do Recife. Atualmente, faz parte da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e da Camerata Parahyba, participando constantemente de concertos.

O regente

O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 25 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Sob sua batuta, já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Na UFPB, concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Como professor de regência participou das Semanas da Música na UFRN e IF Sertão – PE e como regente da Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba.

Na condição de regente convidado, Durier conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra Criança Cidadã do Recife, Orquestra do Estado do Mato Grosso e Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), dentre outras.

Na sua formação como regente, foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg, Guilhermo Scarabino e o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

O maestro Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Na sua trajetória, regeu apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César, sempre com grande sucesso de público e crítica.

No ano de 2012, o maestro Durier recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a Orquestra Sinfônica da Paraíba.

 

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

6º Concerto Oficial da Temporada 2022

Dia: 10 de novembro (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

Ingresso: Gratuito

Solista: Wilen Moreira (violino)

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier


FALA PARAÍBA-BORGES  NETO

Comentários