Paraíba sedia oficina promovida pela Agência Nacional das Águas

 


Técnicos em recursos hídricos da Paraíba, Bahia, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte participam da oficina Alocação de Água, realizada em João Pessoa pela Agência Nacional das Águas (ANA), em parceria com Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Representantes de outros seis estados da federação estão acompanhando as aulas de forma remota.


“Estudar alocação de água é estudar como distribuir de forma equilibrada, de forma justa, os recursos hídricos disponíveis, principalmente nos locais onde existe uma deficiência de água. Esta reunião de vários estados vai permitir uma grande troca de experiências, principalmente dos representantes do Nordeste”, explicou o coordenador de marcos regulatórios da ANA,  Wilde Cardoso.

A oficina, que começou nessa quarta-feira (16), no auditório da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), no Centro da Capital, vai até esta sexta-feira (18). Entre os temas abordados estão: usos da água, disponibilidade hídrica, balanço hídrico e estados hidrológicos, reuniões de alocação de água, infraestrutura hídrica, termos de alocação e boletins de acompanhamento.

“Alocação é um processo de mediação com a sociedade em geral, com todos os usuários de água. A partir daí é que se faz uma negociação, uma análise para saber quais são os usos possíveis para a água de determinado reservatório. Este é um processo democrático, participativo. É assim que fazemos a gestão dos recursos hídricos”, ressaltou o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa, Waldemir Fernandes de Azevedo.

Para o coordenador dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Lázaro Germano, a oficina é fundamental para  quem atua na gestão dos recursos hídricos. “Este evento vai nos ensinar a dimensionar de forma correta a quantidade de água disponível e fazer o melhor uso dela”, concluiu.
 

SECOM PB




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários