PMJP orienta sobre fluxos relacionados à Covid-19 na rede municipal de saúde

 


Para evitar o aumento de novos casos de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa orienta a população e os profissionais de saúde sobre os fluxos de atendimento para pessoas com sintomas de síndromes gripais e medidas a serem seguidas pelos usuários nos serviços de saúde da rede municipal.

Em relação aos atendimentos, a orientação é que se a pessoa estiver com sintomas gripais leves como tosse, coriza ou febre baixa, ela deve permanecer em sua residência em isolamento respiratório domiciliar. Caso sinta necessidade de atendimento médico, mesmo com sintomas leves, deve procurar sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.

Em caso de sintomas gripais moderados ou graves, o cidadão deve recorrer a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A SMS recomenda o uso de máscaras dentro das USFs, UPAs e outros serviços de saúde, em especial para os grupos de risco como idosos, gestantes e imunossuprimidos.

“Estamos num momento em que é fundamental redobrar os cuidados para que possamos estar protegidos e evitar o contágio do vírus. Se for necessário, se dirigir ao serviço de saúde mais adequado à intensidade dos sintomas apresentados”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira.

Isolamento – As orientações relativas ao isolamento respiratório domiciliar seguem a recomendação do Ministério da Saúde. Caso o indivíduo tenha acesso à testagem em serviço de saúde no quinto dia completo do início dos sintomas e o resultado do teste for não detectável ou não reagente para Covid-19, o isolamento domiciliar pode ser suspenso, desde que permaneça sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e com remissão dos sintomas respiratórios.

O isolamento poderá ser suspenso com sete dias completos se o paciente chegou a apresentar sintomas, mas está assintomático há pelo menos 24 horas (sem febre, sem uso de antitérmico e remissão dos sintomas respiratórios).

No caso do paciente permanecer sem melhora dos sintomas respiratórios ou tiver febre no sétimo dia completo após o início dos sintomas ou apresentar novo exame positivo para Covid-19, realizado a partir do quinto dia do início dos sintomas, deve ser mantido o isolamento domiciliar até o décimo dia completo.

“É importante que as pessoas respeitem o tempo recomendado de isolamento e mantenham o uso de máscara durante 10 dias completos ao início dos sintomas, como recomenda o Ministério da Saúde, além de evitar o contato com idosos, imunossuprimidos e outros grupos de risco”, destacou Raquel Moraes, gerente de Vigilância em Saúde de João Pessoa.

Visitas hospitalares – Nos hospitais, foram tomadas algumas medidas em relação aos visitantes e acompanhantes. A visita deverá ter o tempo de 30 minutos de duração e deverá acessar a visita apenas uma pessoa por paciente. Será exigido o esquema vacinal em dia, uso de máscara, aferição de temperatura, higienização das mãos antes da entrada e não apresentar sintomas gripais. O visitante deve evitar tocar no paciente e a visita deverá ser evitada se o pretenso visitante teve contato com pessoas positivadas para Covid-19.

No caso dos acompanhantes, serão permitidos apenas os casos previstos em lei (idosos, menores de 18 anos, gestantes e pessoas com deficiência), evitando rotatividade e devendo o acompanhante permanecer pelo menos a cada 24 horas. Os acompanhantes devem seguir as mesmas recomendações e exigências dirigidas aos visitantes.

Imunização – A SMS reforça para a população a importância de procurar as salas de imunização disponíveis para a atualização do esquema vacinal contra a Covid-19, levando em consideração que a vacina é a melhor forma de evitar sintomas graves e diminuir o risco de internação.

Atualmente as doses da vacina estão sendo aplicadas no Mangabeira Shopping, Centro Municipal de Imunização (CMI), policlínicas municipais (Mandacaru, Mangabeira, Cristo e das Praias) e unidades de saúde da família (USF), sem a necessidade de agendamento.

WSCOM



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários