Polícia da Turquia prende 22 suspeitos por explosão que matou 6 pessoas em Istambul


O governo turco anunciou na madrugada desta segunda-feira (14), a detenção de 22 suspeitos de envolvimento na explosão de uma bomba que matou seis pessoas no centro de Istambul no dia anterior. A pessoa suspeita de ter plantado a bomba está entre os presos, segundo o ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu.

A explosão em uma movimentada rua de pedestres na área de Taksim, no centro da cidade, deixou 6 pessoas mortas e ao menos 81 pessoas feridas, de acordo com o boletim mais recente do governo turco. Dois dos feridos estão em estado grave. Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, afirmou que o episódio "tem cheiro de terrorismo".

Soylu acusou militantes curdos de responsabilidade pelo ataque e afirmou que a ordem para a explosão da bomba foi dada em Kobani, cidade curdo-síria onde as forças turcas realizaram operações contra a milícia YPG nos últimos anos. "A pessoa que realizou o incidente, deixou a bomba, foi detida. Anteriormente, cerca de 21 outras pessoas foram presas", afirmou o ministro.

Um vídeo registrado por uma câmera de segurança (veja acima) mostra o momento da explosão.

Ao longo do domingo, o órgão de vigilância da mídia da Turquia impôs uma proibição temporária de reportar sobre a explosão – uma medida que impede as emissoras de exibir vídeos do momento da explosão ou de suas consequências. O Conselho Supremo de Rádio e Televisão impôs proibições semelhantes no passado, após ataques e acidentes.

A rua, chamada Istiklal, é muito popular entre turistas e moradores da cidade, e reúne restaurantes e comércio. A explosão ocorreu às 16h20 no horário local, segundo o governador da província de Istambul, Ali Yerlikaya.

Polícia e membros do serviço de emergência trabalham no local após uma explosão na movimentada rua pedestre de Istambul, na Turquia — Foto: Kemal Aslan/REUTERS

Cidadãos turcos também relatavam dificuldades para carregar vídeos no YouTube. Por volta das 17h local (12h de Brasília), o site Downdetector, que reúne relatos de instabilidade, chegou a registrar 1,2 mil reclamações sobre a plataforma no país.

Alguns usuários afirmavam que só conseguiam usar o YouTube por meio de serviços VPN (rede virtual privada), que alteram a localização geográfica do usuário.

Pessoas reagem após uma explosão na movimentada rua pedestre Istiklal em Istambul, Turquia — Foto: Kemal Aslan/REUTERS

A menos de 5km de distância está o estádio Vodafone Park, onde o Besiktas manda seus jogos. A partida de hoje contra o Antalyaspor foi adiada.

Istambul

Apesar de não ser a capital do país, Istambul é a maior cidade da Turquia e uma das mais importantes atualmente e também em toda sua história.

Anteriormente, durante o Império Romano, Istambul foi a capital do lado oriental do grande império, à época chamada de Constantinopla.

Por causa disso, o turismo é muito forte na região. Milhares de pessoas visitam as ruas mais modernas e também as mais históricas da cidade todos os anos.

A capital turca é Ancara, uma cidade que fica mais ao centro do país. Ela é a sede do governo da República da Turquia desde sua criação em 1923 e é um grande polo industrial.

 G1



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários