Saúde da Capital tem serviços especializados para prevenção e cuidados com pacientes diabéticos

 


Nesta segunda-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, um momento para reforçar a conscientização e prevenção da diabetes mellitus, uma doença crônica silenciosa, mas que acomete quase 10% da população adulta mundial. Para o cuidado com a saúde dos pessoenses acometidos pela doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) possui uma rede preparada para prestar assistência tanto na Atenção Básica, quanto na especializada.

Na rede municipal de saúde as ações de prevenção ao diabetes iniciam na Atenção Básica, nas Unidades de Saúde da Família (USF), onde são ofertadas consultas para diagnóstico, avaliações, tratamento medicamentoso, acompanhamento com equipe multidisciplinar, educação em saúde com grupos de convivência, realização de exames ou encaminhamentos para realizá-los.

Neste primeiro nível de atenção, o paciente também recebe os medicamentos e materiais necessários para o tratamento e, quando necessário, é encaminhado para o serviço especializado para consultas com endocrinologista, nutricionista, angiologista, dentre outros, via regulação de saúde.

Também através da Atenção Básica os usuários têm acesso a serviços como as Academias da Saúde e ao projeto Saúde em Movimento, com aulas de atividade física, fundamentais para o controle da doença. Além dos Centros de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS) que auxiliam no tratamento com terapias alternativas.

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Já na rede especializada, a SMS mantém o serviço de tratamento ao Pé Diabético, que funciona dentro da Policlínica Municipal de Jaguaribe. O serviço de referência atende cerca de 20 pessoas por dia, encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USFs). No local, os pacientes passam por atendimento multiprofissional e continuado.

Para ser atendido, além do encaminhamento da unidade de saúde, é necessário levar os documentos de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Pé diabético – O pé diabético é uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlada. Entre as complicações mais comuns estão infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam nos pés. Essas feridas precisam ser tratadas o quanto antes, uma vez que podem evoluir e ocasionar a amputação, internação e até óbito.

Os principais sintomas são formigamento, perda da sensibilidade local, dores, dores, dormência, sensação de agulhadas, queimação nos pés e nas pernas, além de fraqueza nas pernas.  Para prevenir, é importante examinar os pés diariamente e avisar ao médico imediatamente sobre eventuais alterações, manter os pés sempre limpos, usar alicate ou tesoura apropriados para cortar as unhas, evitar pedicure e dar preferência a podólogo, usar calçados fechados e confortáveis, entre outros cuidados.

Diabetes – O diabetes é uma doença crônica resultante do desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Isso ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou quando a insulina produzida não age adequadamente nas células do corpo devido a uma resistência do organismo à ação dela (diabetes tipo 2). Quando um destes problemas com a insulina ocorre, a glicose deixa de ser absorvida pelas células, o que provoca a elevação dos níveis de glicose no sangue.

A principal característica do diabetes é a hiperglicemia (elevação dos níveis de glicose no sangue), que pode se manifestar por sintomas como poliúria (excesso de urina), polidipsia (sede aumentada), perda de peso, polifagia (fome aumentada) e visão turva. Esses sinais e sintomas são mais evidentes no diabetes tipo 1. O diabetes tipo 2, em geral, é mais “silencioso” e mais comum na faixa etária dos adultos.

CARIRI DA GENTE



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários