Antigo lixão será transformado em Parque do Róger e Prefeitura de João Pessoa discute projeto com moradores da região

 

O antigo lixão do Róger será transformado em Parque e o projeto será debatido com os moradores em uma reunião promovida pela Prefeitura de João Pessoa, na noite desta quinta-feira (15). A 1ª Audiência Pública para discutir o Projeto Básico de Recuperação e o novo Parque Socioambiental da cidade a ser implantado na área do antigo Lixão Roger terá a participação de associações de moradores e da população, bem como representantes da prefeitura, no Ginásio do Guarany, às 18h.

A ideia é ouvir a população para que esta ajude a escolher a melhor solução para a área de 31 hectares. O evento também será transmitido remotamente pelo canal da prefeitura no YouTube.

“Momentos como esse, em que a população recebe informações e avalia o que acha do projeto, é fundamental para o sucesso do futuro Parque Socioambiental do Róger. É um momento em que a gestão entende ainda mais a demanda da população, suas preocupações e dúvidas. E esse debate pode ser incluído na construção do projeto”, afirma Thais Gidi, coordenadora ambiental do João Pessoa Sustentável.

Os Estudos – No último ano foram feitos vários estudos no antigo Lixão: do solo, da água e do ar, contando com mais de 1000 análises de laboratórios e avaliação de possíveis gases acumulados. Mesmo tendo recebido diariamente cerca de uma tonelada de resíduos sólidos de forma inadequada por 45 anos, o diagnóstico indicou níveis de poluição baixos. Ainda assim, será necessária uma recuperação ambiental antes da implantação do Parque. Só depois dessa requalificação serão iniciadas as obras do Parque.

Parque Socioambiental – O Parque terá 21 hectares em virtude da necessidade de manter os espaços de mangue preservados e considerando estudos hidrológicos e de mudanças climáticas para a região. Será um espaço de proteção ambiental que poderá receber quadras poliesportivas, parques, pavilhão para ensaios e apresentações culturais, salas para cursos profissionalizantes e muito mais.

Parceria – Todo o diálogo com a comunidade do Róger tem acontecido com o apoio da Secretaria de Participação Popular, que tem levado seus articuladores para conversar com os moradores e realizado consultas públicas.

Programa João Pessoa Sustentável – Tem como objetivo a promoção do desenvolvimento social, urbano e econômico da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. É orçado em 200 milhões de dólares, metade financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a outra parte contrapartida da Prefeitura de João Pessoa.

Saiba mais:
Além da escuta dos moradores, uma cartilha com informações sobre os estudos realizados será distribuída entre os participantes. O material, que também pode ser baixado diretamente da página do Programa, no site da prefeitura (clique aqui), já foi disponibilizado às partes interessadas, como associações, moradores e empresas diretamente afetadas pelas intervenções.
A primeira divulgação foi realizada em reunião da Casa Pequeno Davi, no dia oito de novembro.

ClickPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários