Biblioteca da Funesc inicia processo de automação para acesso on-line


 A principal e maior biblioteca da Paraíba está passando por uma modernização. Este mês, a equipe da Biblioteca Estadual Juarez da Gama Batista, equipamento da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa, passou por treinamento do sistema de automação.


“Neste momento, o nosso trabalho em relação à Biblioteca Juarez da Gama Batista tem sido a implantação de um sistema de automação do acervo. Neste mês, estamos iniciando o processo de cadastramento de aproximadamente 200 mil volumes incluindo livros, periódicos, jornais e vídeos”, disse Pedro Santos, presidente da Funesc.

O sistema, ainda de acordo com Pedro Santos, estará disponível a partir do ano que vem. A inclusão do acervo no Sistema de Automação de Bibliotecas, Museus, Arquivos e Memoriais (SIABI) é para agilizar o serviço de circulação e qualificar o processo de recuperação da informação com o serviço on-line. Na prática, parte dos usuários poderá acessar conteúdos e serviços de maneira remota.

“Dessa forma, todo o público poderá pesquisar o acervo de forma on-line, fazer reservas, renovação dos livros emprestados, bem como o cadastro de usuários”, explicou Tatiana Cavalcante, gerente da biblioteca. Ela informou ainda que a previsão da conclusão para que todo o acervo esteja disponível é de dois anos.

A biblioteca possui um amplo espaço de dois mil metros quadrados, dotado de 36 cabines individuais e 12 para pequenos grupos. Oferece gratuitamente acesso à internet wi-fi e empréstimo de livros aos usuários cadastrados. O fluxo estimado é de 600 usuários por dia, presencialmente.

Atualmente, é a maior biblioteca pública da Paraíba, com um acervo de 100 mil obras, entre livros, periódicos, dicionários, enciclopédias, almanaques, atlas, obras em braile, CDs, DVDs, jornais e obras de cordel. A meta da atual administração é atingir a sua capacidade total: 250 mil volumes.

A biblioteca fica no Espaço Cultural José Lins do Rêgo (avenida Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho). O acesso é pelo sub-solo da Rampa 1. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já aos sábados, das 8h às 17h. E aos domingos, das 8h às 13h. Contato: bibliotecafunesc@gmail.com | (83) 3255-8709.
SECOM-PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários