Câmara de São João do Cariri realiza mais uma sessão ordinária e projeto inovador para criação de programa de dignidade menstrual é apresentado pelos vereadores Francisco Jr. e Hilva Ferreira

 

Na noite desta última sexta-feira(02), a Câmara Municipal de São João do Cariri realizou a sua penúltima sessão ordinária deste biênio, e na oportunidade, os parlamentares debateram temas pertinentes e aprovaram importantes proposituras em benefício da população local.

Dentre as proposituras que foram destaques durante a presente sessão, foi a apresentação de um projeto de autoria do vereador Francisco Júnior e da co-autoria da vereadora Hilva Ferreira, que trata sobre a dignidade menstrual, na qual visa a criação de um programa social para distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas escolas da rede pública municipal e no âmbito da secretaria de assistência social do município.

Já existente no âmbito estadual, o programa social atende unicamente adolescentes e jovens da rede pública estadual, e com isso, o programa iria atender diretamente as adolescentes e jovens sãojoãoenses matriculadas em toda a rede pública municipal.

No teor do projeto, o programa social ainda destaca a criação da campanhas socioeducativas, com a realização de palestras com temas ligados ao referido tema nas escolas do município.

O presente projeto apresentado pelos parlamentares foi elogiado por todos os colegas vereadores e foi encaminhado para as comissões, para que na próxima e última sessão ordinária, seja colocada em votação.

Em contato com o portal De Olho no Cariri, os vereadores Francisco Júnior e Hilva Ferreira destacaram que o Poder Legislativo de São João do Cariri está sendo pioneiro, de ser a primeira Câmara Municipal da região do Cariri paraibano a apresentar o referido projeto, que visa beneficiar as adolescentes e jovens do município.

“Estamos felizes de apresentarmos um projeto de tão grande importância para nosso município. Estamos sendo a primeira câmara municipal da região a apresentar o projeto ligado a essa temática, e estamos já expectativa para aprovação na próxima semana, e que já no início do ano letivo em 2023, as escolas da rede pública municipal, já possam estarem distribuindo os absorventes higiênicos nas nossas escolas. Queremos agradecer aos colegas vereadores por sobrescreverem, e juntos, podermos contribuir com a dignidade das nossas adolescentes e jovens de nossa amada São João do Cariri”, pontuaram os parlamentares.

PROPOSITURAS APROVADAS

Ainda na presente sessão ordinária, outras proposituras foram apresentadas e aprovadas. Dentre elas, tiveram destaques, a apresentação de votos de aplausos aos cidadãos sãojoãoenses Aluízio da Silveira Lima (autoria do vereador Hélio Morais), ao paratleta Maycon Araújo, ao professor Thyago Augusto Lira Medeiros e alunos da ECIT José Leal Ramos pelo destaque no Programa Ouse Criar, aos professores Patrícia de Farias Sousa e Maria do Socorro Ramos Cordeiro e alunos envolvidos no Programa Arte em Cena, ambos os projetos foram apresentados pelo vereador George Aquino.

Ainda na sessão, foram aprovados títulos de cidadão sãojoãoense ao deputado estadual João Gonçalves de Amorim Sobrinho (vereador autor George Aquino) e a senhora Andreia Silva Borges (vereadora autora Hilva Ferreira).

Ao final da sessão, o vereador presidente Robson Brito parabenizou os colegas parlamentares pela produtividade e por mais uma sessão bastante proveitosa. Robson Brito ainda destacou a bela harmonia entre os poderes do Executivo e Legislativo e que os trabalhos da Câmara Municipal deste biênio irão serem encerrados no próximo dia 16 de dezembro, com a realização da última sessão ordinária.

DE OLHO NO CARIRI


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Comentários