Captação de córneas no Hospital Metropolitano vai restaurar visão de quem está na fila para o transplante

 


A equipe do Banco de Olhos da Paraíba realizou, na noite de quarta-feira (28), a captação de córneas, doadas por uma paciente de 57 anos, que teve morte encefálica confirmada no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde).


A oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam receber a doação de um órgão inicia com a entrevista familiar, momento em que, segundo a enfermeira da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Metropolitano, Patrícia Monteiro, são esclarecidas informações importantes, levando em consideração o respeito à vontade da família doadora. 

“Quando a autorização para a doação vem, através do sim da família, segue-se a oferta dos órgãos para realização de exames compatíveis com aqueles que aguardam na fila única para transplante. No caso dessa paciente, não havia receptores compatíveis para rins e fígado, e foi possível realizar a doação das córneas. O que nos deixa felizes, pois cada órgão doado é importante”, explicou a enfermeira.

De acordo com informações da Central de Transplante, na Paraíba somente em 2022, foram realizadas 245 cirurgias de córneas. E ao todo soma-se a realização de 300 transplantes, superando o total de 2021. De acordo com a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes, Rafaela Dias, os números revelam o comprometimento e trabalho contínuo da Central de Transplantes, junto às unidades hospitalares do estado. 

Para o diretor hospitalar do Metropolitano, Adriano Sousa, é vital que as instituições realizem ações de sensibilização com os familiares para reforçar a importância da doação. “Sem doação não há transplante. Aqui no Metropolitano, nós realizamos de forma contínua ações que buscam orientar e sensibilizar os usuários e familiares do serviço quanto à importância da doação. Um trabalho multiprofissional conduzido de maneira respeitosa através das equipes de Serviço Social, Psicologia e CIHDOTT, pois nós entendemos que dizer sim após a perda de um ente querido pode ser difícil e doloroso, mas também pode representar a mudança na vida daqueles que esperam por um transplante”, reforçou o gestor. 

Desde dezembro de 2018, o Metropolitano realiza a captação de múltiplos órgãos para transplante, tais como: córneas, rins e fígado. Graças ao compromisso em promover ações que incentivam a doação, o complexo hospitalar recebeu o certificado de ‘Amigo do Transplante’ em setembro de 2019.

Com a habilitação alcançada, em 2020, para realização do transplante cardíaco adulto e pediátrico, a instituição contribuiu para o marco na saúde pública da Paraíba, tendo realizado o 1º transplante de coração 100% SUS, em março deste ano. E, oferece um serviço especializado para as pessoas que possuem diagnóstico de insuficiência cardíaca, através do Ambulatório para Transplante Cardíaco, em pode ser agendado uma consulta através do telefone: 83 3229-9157.

SECOM PB


FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários